
IMPERATRIZ - A onça-pintada que foi vista na porta de um condomínio, em Imperatriz, continua solta pela cidade. De acordob com o Corpo de Bombeiros e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estão sendo realizadas buscas pelo animal, na tentativa de capturá-lo.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
O animal foi visto pela primeira vez na madrugada de segunda-feira (24), por moradores da Vila Zenira, um bairro cercado por mata nativa. Imagens de câmera de segurança mostraram a onça correndo atrás de uma cadela, que ficou com a pata ferida durante a perseguição.
Veja: Vídeo mostra onça andando em frente a condomínio, em Imperatriz
Continua após a publicidade..
Já na madrugada dessa terça-feira (25), câmeras de segurança registraram o momento em que a onça-pintada tenta entrar em um condomínio residencial localizado na Avenida Pedro Neiva de Santana, em Imperatriz. O animal chamou a atenção ao passar mais de dois minutos em frente ao portão e, em seguida, retornou em direção à avenida e desapareceu.

O Ibama afirmou que a presença da onça em uma área urbana reflete o desequilíbrio no habitat natural desse animal, que vive nas áreas de mata em volta de Imperatriz. Ao que tudo indica, o animal foi para a área urbana à procura de alimento e abrigo.
“Com o desmatamento, com a degradação do habitat natural desses animais, eles tendem a aparecer em meios urbanos, procurando refúgio, procurando alimento. E isso acaba gerando essa apreensão na cidade”, explica Carolina Alves, que é representante do Ibama em Imperatriz.
A orientação dos órgãos de segurança é que a população tenha cuidado, principalmente com as crianças e os animais pequenos, além de recomendar que as pessoas não tentem fazer a captura e nem atacar o felino.
O que fazer se encontrar uma onça?
- Não tente correr, pois o animal pode se sentir ameaçado e atacar;
- Não grite e evite fazer muito barulho;
- Mantenha distância para que o animal siga o caminho dele;
- Quando estiver mais distante do animal, siga devagar, em direção oposta, sem virar as costas para o felino.
- Acione as instituições competentes para o resgate, como o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, e a Polícia Militar do Meio Ambiente, pelo 190
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias