AÇAILÂNDIA- O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda oficial no Maranhão nesta quinta-feira (9), onde participará da inauguração de uma escola e de um restaurante estudantil no município de Açailândia, localizado na região tocantina do estado.
A programação começa às 15h, com a entrega da Escola Municipal José Thalysson Rocha Andrade, no bairro Colinas Park. Em seguida, às 16h30, o ministro estará no campus Açailândia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no bairro Vila Progresso II, para inaugurar o novo restaurante estudantil da instituição.
Leia também: André Fufuca diz que fica até janeiro no Ministério dos Esportes
Segundo o Ministério da Educação, as entregas fazem parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à educação e fortalecer a rede pública de ensino em todo o país.
Santana reforça compromisso
Nessa segunda-feira (6), antes da visita ao Maranhão, Camilo Santana participou de uma coletiva de imprensa e o ministro reafirmou o compromisso do governo federal com a valorização dos professores brasileiros, destacando ações estruturais voltadas à formação e à permanência na carreira docente.
“O professor, principalmente da educação básica, não é valorizado no país. Apesar de o presidente Lula já ter garantido o piso do magistério, ainda não chegamos ao ideal”, afirmou Santana.
O ministro citou iniciativas como o programa Mais Professores, o novo Enade, o fim da licenciatura a distância e a criação da Prova Nacional Docente, além de programas de formação continuada para educadores.
Santana também ressaltou que o MEC manterá a defesa do piso constitucional da educação.
“Seremos terminantemente contra qualquer mudança no piso constitucional em relação à educação. Só com mais investimentos será possível ampliar o ensino integral, o acesso à universidade e às creches”, declarou.
Entre as políticas de incentivo à carreira docente, ele destacou o Pé-de-Meia Licenciaturas, voltado a estimular jovens a ingressarem no magistério.
“O que fizemos foi, primeiro, estimular os jovens a escolherem o magistério, e, segundo, promover mudanças estruturais que assegurem qualidade na formação e na aprendizagem”, concluiu.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.