Operação Férias 2023 começa hoje e combate o crime em regiões turísticas do Maranhão
Haverá reforço do policiamento e intenso trabalho dos bombeiros em São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas.
MARANHÃO - Tem início nesta sexta-feira (7) a operação Férias 2023, que vai ocorrer simultaneamente em São Luís e toda Grande Ilha, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas, entre outras áreas onde nesta época do ano há o aumento na circulação de turistas.
A ação consiste em reforçar o policiamento ostensivo e preventivo para o combate à criminalidade nas regiões que concentram polos turísticos do Estado.
Na Grande Ilha, a operação Férias 2023 terá como foco a faixa litorânea que compreende da Península da Ponta D’areia, em São Luís, abrangendo a faixa de praia dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar; além das Praias da Guia, Ponta do Bonfim, Centro Histórico e outros pontos de concentração do turismo da capital e nas três cidades da ilha.
Na região dos Lençóis Maranhenses e Delta das Américas, o policiamento será reforçado em Barreirinhas, abrangendo o polo de Atins e Mandacaru; Tutóia, Santo Amaro, Humberto de Campos, Araioses, Primeira Cruz, e demais municípios das duas regiões.
Modalidades de policiamento
Além dos Batalhões de Turismo e Batalhões de Áreas, vão ser empregados nas ações de reforço policial da operação Férias 2023 equipes dos batalhões especiais como Choque e Bope, Batalhão de Policia Militar Rodoviária (BPRv), entre outras unidades. O efetivo atuará 24 horas com ações de patrulhamento nos pontos turísticos, eventos, além de barreiras em avenidas e rodovias, incursões em bairros, entre outras ações ostensivas em locais estratégicos e de grande circulação de pessoas.
O objetivo desta ação do governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), é coibir a ocorrências de possíveis ações criminosas, além de apreender armas de fogo, entorpecentes, veículos roubados ou furtados, entre outros.
No caso da região dos Lençis e Delta das Américas, o policiamento contará com agentes em motocicletas, carros e quadriciclos, que darão apoio nos locais das dunas, características da região. Ainda em relação aos Polo dos Lençóis e Delta, a Operação Férias vai se prolongar até o fim do mês de setembro, quando encerra o período de alta temporada na região.
Praia Segura
Como parte da operação Férias, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizará, durante todo o período de férias, a operação Praia Segura. A iniciativa também é uma medida de reforço do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, por meio da corporação, para prevenir e atender às ocorrências de afogamento nas praias e balneários do estado. A ação, que ocorre durante o ano todo, é intensificada neste período, sobretudo nos finais de semana e feriados, devido ao fluxo de pessoas nas faixas litorâneas.
Em São Luís, a ação é conduzida pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) e tem como objetivo garantir a segurança dos banhistas que aproveitam as praias maranhenses durante o período de descanso e férias escolares.
Na ocasião, as equipes intensificam o emprego de embarcações, carros e quadriciclos, garantindo mais segurança e tranquilidade nas praias da Grande Ilha.
Durante este período, o BBMar estará com uma média de 40 bombeiros marítimos atuando nas praias de São Marcos, Calhau, do Meio e Araçagi.
Além disso, estarão disponíveis quadriciclos para a ronda na orla, botes e motos aquáticas para patrulhamento e resgate no mar. Um carro estará à disposição para qualquer ocorrência. Os oficiais também estarão conversando com os banhistas, dando dicas de segurança para evitar incidentes.
Saiba Mais
- Ideias de passeios para o mês de férias em São Luís
- Conheça seis parques ambientais no Maranhão para opção de lazer nas férias
- Veja 12 parques para se divertir durante as férias no Maranhão
- Conheça 12 museus para visitar nas férias em São Luís
- Operação Férias promete dar segurança aos turistas e população
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.