SÃO LUÍS - Depois de ministrar treinamento aos advogados sobre a aplicação do sistema de processo eletrônico (Projudi), a Coordenação dos Juizados Especiais da Corregedoria Geral da Justiça providenciou equipamentos (scanners) para digitalização de documentos no Fórum de São Luís e na sede da OAB, sem ônus para os advogados interessados.
Foram cedidos aos advogados da capital 2 scanners – um instalado na Sala do Advogado, no Fórum do Calhau, e outro na sede da OAB-MA, para serem utilizados gratuitamente na conversão de documentos impressos para o meio digital.
A iniciativa é resultante da iniciativa da Corregedoria de facilitar a adaptação dos advogados às mudanças decorrentes da virtualização dos processos nos juizados especiais, onde processos novos devem ter os autos digitalizados antes de sua tramitação no ambiente virtual.
A juíza coordenadora dos juizados especiais do Maranhão, Lucimary Castelo Branco, adverte que os equipamentos foram cedidos como “empréstimo”, até que os advogados providenciem equipamento próprio e se habituem com a mudança. “É uma situação provisória”, alerta.
Continua após a publicidade..
Todos os juizados cíveis de São Luís, Ribamar e Paço do Lumiar já funcionam com o sistema de processo judicial eletrônico, mas alguns advogados encontram dificuldades em utilizar o sistema e fazer a juntada de documentos digitalizados, diante das inovações tecnológicas implantadas na Justiça estadual.
Celeridade
O Projudi, que substitui o processo físico (papel) pelo processo virtual, permite a consulta de processos e o ajuizamento de ações por dos advogados e partes devidamente cadastrados de qualquer lugar onde eles se encontrem. A entrada da ação, juntada de documentos e outros procedimentos relacionados a processos podem ser feitos via sistema pelo computador, o que resulta em maior celeridade processual, economia de recursos e comodidade.
As informações são da Corregedoria Geral da Justiça.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias