São João

Arraial da Liga Independente é montado na Lagoa da Jansen

O tradicional São João dos Bois da Liga será aberto no dia 17 e se estenderá até o dia 29 de junho.

Secom/Governo do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h37

SÃO LUÍS - Com o apoio do governo do Estado, o já tradicional São João dos Bois da Liga será aberto no dia 17 e se estenderá até o dia 29 de junho, no Arraial da Lagoa da Jansen. Uma superestrutura está sendo montada no espaço, que este ano reunirá catorze barracas, sendo dez só para restaurantes. Trinta e cinco agremiações folclóricas e cantores maranhenses se apresentarão no Arraial da Lagoa em treze noites de festa.

O São João dos Bois da Liga completa cinco anos em 2011, sob a coordenação da Liga Independente dos Grupos de Bumba-Meu-Boi do Maranhão. O projeto foi criado com a missão de manter viva e vibrante a brincadeira do bumba-meu-boi, considerada a maior expressão folclórica do Maranhão.

Segundo José Carlos Lobato, amo do Boi de Morros e presidente da Liga Independente, instituição cultural que também completa cinco anos de existência, o bumba-meu-boi é colocado em destaque neste projeto por seu grande poder de aglutinação econômica, social e política.

As pessoas que forem assistir às apresentações dos grupos de bumba-meu-boi também terão à disposição a barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS), onde todos os produtos comercializados serão revertidos para instituições de caridade.

Continua após a publicidade..

Palco, iluminação, sistema de som, decoração junina, banheiros, ambulância estão sendo providenciados para garantir que a festança seja um sucesso. A estrutura prevê, ainda, a parte de segurança realizada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito, além das equipes de segurança, de limpeza e apoio contratados pela Liga para dar suporte no Arraial.

Programação

As apresentações começarão sempre às 19h, podendo se estender até às 2h. Para o primeiro dia do evento, estão confirmados o grupo Piaçaba, os bois de Axixá e de Leonardo, seguido do show de Papete e Beto Pereira. As três últimas atrações serão os bois da Floresta, da Maioba e de Nina Rodrigues.

Ainda passarão por lá grupos de bumba-meu-boi como Morros, Maracanã, Fé em Deus, Madre Deus, Magia e Encanto da Ilha, Novilho Branco, Barrica, Lua, Sonhos, Coroatá e shows de Tereza Cantu e Cláudio Pinheiro. Serão em média sete apresentações por noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.