SÃO LUÍS – Na manhã deste domingo (3), os maranhenses puderam contemplar o eclipse híbrido do Sol. O disco solar começou a ser encoberto pela Lua por volta das 7h (horário local). Na capital maranhense, o fenômeno foi capturado pelas lentes do internauta do Imirante Carlos Alberto Palácio.
A nebulosidade impediu, no entanto, que os habitantes de São Luís pudessem compreender o espetáculo por completo. Em grande parte do Estado, o Sol foi encoberto em cerca de 20%. Municípios do litoral tiveram os melhores pontos de observação do eclipse, onde o satélite natural do planeta Terra encobriu o disco solar em até 30%.
Em todo o país, o fenômeno pôde ser observado com exceção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos extremos do Rio Grande do Norte e Amapá, o evento celeste foi mais intenso e a Lua encobriu cerca de 40% do disco solar. O momento máximo do eclipse híbrido se deu por volta das 10h.
Esse foi último eclipse solar do ano. O próximo, que será anular, ocorrerá em abril de 2014 e poderá ser observado na Índia, Austrália e Antártica. Em outubro, um novo eclipse, desta vez parcial, será visível na América do Norte e sobre o norte do Oceano Pacífico.
VC no Imirante
Conseguiu captar o eclipse? Envie sua foto ou vídeo para o VC no Imirante, o espaço do internauta no "portal do Maranhão". Para participar, basta acessar a página do VC no Imirante, clicar no botão "Envie agora" e acessar o sistema de envio.
Se você ainda não é cadastrado, basta se cadastrar, clicando aqui. O cadastro é rápido e fácil de fazer, além de ser completamente gratuito.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.