SÃO LUÍS – Mestre do Boi de Maracanã desde 1972, o cantador Humberto Barbosa Mendes, conhecido como Humberto de Maracanã, está internado em estado grave, com infecção generalizada, no Hospital Carlos Macieira. De acordo com o boletim médico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na tarde deste domingo (18), Humberto foi submetido a uma cirurgia para amputação da perna esquerda.
Na nota, a SES informa que Humberto de Maracanã encontra-se na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), sob sedação, mantido em ventilação mecânica. Apesar da situação delicada, o cantador apresentou melhora no quadro de infecção, logo após a amputação.
Humberto de Maracanã tem 75 anos e mais de 40 anos dedicados ao bumba-meu-boi, interpretando toadas do Boi de Maracanã, no sotaque de matraca. Um dos símbolos do São João do Maranhão, o cantador é autor da toada “Maranhão, Meu Tesouro, meu Torrão”, que foi gravada pela maranhense Alcione. Pela contribuição à cultura maranhense, Humberto foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São Luís e pela Assembleia Legislativa do Estado.
Saiba Mais
- Cultura Maranhense em São Paulo: Projeto Auto do Guriatã Homenageia Mestre Humberto de Maracanã
- Sancionada lei que declara toada de Humberto de Maracanã patrimônio imaterial do Maranhão
- Missa de 7º dia de Humberto de Maracanã será neste domingo
- Sob muitas toadas, corpo de Humberto de Maracanã é enterrado
- Bumba meu boi de luto: morre Humberto de Maracanã
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.