BRASÍLIA - No primeiro trimestre de 2016, usuários de telefones fixos e móveis realizaram mais de um milhão de transferências de operadoras de telefonia no Brasil de acordo com o relatório trimestral da Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no país, a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABRTelecom).
Entre 1º de janeiro e 31 de março, 333,09 mil (31%) assinantes de telefonia fixa trocaram de operadora, enquanto 740,82 mil (69%) números de telefones móveis permaneceram inalterados mesmo com a mudança de prestadora de serviços para os usuários. A portabilidade numérica é o serviço que permite trocas de operadoras de telefonia desde que dentro do mesmo serviço, isto é, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD.
Maranhão
No Maranhão, no primeiro trimestre deste ano, foram efetivadas 4,36 mil migrações, sendo 1,01 mil (23%) na telefonia fixa e 3,35 mil (77%) na móvel.
Total Brasil
Desde setembro de 2008, quando a portabilidade numérica foi introduzida no Brasil, de forma gradativa nos 67 DDDs existentes, até o dia 31 de março de 2016, foram realizadas 31,47 milhões de migrações entre operadoras em todo o país. Dessas, 11,88 milhões (38%) entre companhias de telefonia fixa e 19,58 milhões (62%) de móvel.
Maranhão
No mesmo período, no Maranhão, 139,76 mil transferências de operadoras foram feitas, sendo 44,61 mil (32%) na telefonia fixa e 95,15 mil (68%) na móvel.
Prazos
A partir do momento em que o usuário solicita a transferência de operadora comunicando à empresa para onde deseja migrar, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário fizer agendamento. Caso o usuário decida voltar atrás e permanecer na operadora que lhe prestava o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de troca em andamento.
Continua após a publicidade..
Para fazer a portabilidade numérica
Conforme o regulamento da portabilidade numérica, entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração no momento em que solicitar a transferência à operadora para onde quer ir, estão:
- Informar o nome completo;
- Comprovar a titularidade da linha telefônica;
- Informar o número do documento de identidade;
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;
- Informar o endereço completo do assinante do serviço;
- Informar o código de acesso;
- Informar o nome da operadora de onde está saindo.
Saiba Mais
- Vivo é multada em mais de R$ 4 milhões por falhas em serviços prestados em São Luís
- Vivo é multada em mais de R$ 4 milhões por falhas na prestação de serviços no Maranhão
- Setor de telecomunicações lidera queixas de consumidores
- Reclamações sobre telefonia caíram 17,5% em janeiro
- Telefonia fixa perde mais de 75 mil linhas em maio
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias