Sucesso Internacional

MA é semifinalista em competição mundial de tecnologia

A Technovation é um concurso em que meninas desenvolvem aplicativos.

Imirante.com, com informações do IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Parte do desafio é relacionada a uma visão empreendedora. (Divulgação)

MARANHÃO - Quatro alunas do curso técnico em Informática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do Campus São Luís, no Monte Castelo, alcançaram uma posição de destaque em uma competição internacional de tecnologia e empreendedorismo. A equipe das estudantes foi classificada para as semifinais do concurso Technovation Challenge, voltado para meninas de 10 a 18 anos, com o objetivo de incentivar mulheres a terem participação mais ativa em uma área, ainda, predominantemente masculina: a do desenvolvimento tecnológico.

Para estarem entre as 12 equipes da América Latina que disputam a próxima etapa do concurso, as alunas Ana Clara Cavalcante, Amanda Cantanhede, Carolina Oliveira e Safira Barroso receberam o desafio de desenvolver um aplicativo de celular que solucionasse um problema social da comunidade onde vivem. Foi assim que as Star Girls criaram o app Reciclá - aplicativo tem a proposta de sensibilizar a sociedade ludovicense sobre o descarte consciente do lixo. Como parte do desafio envolve uma visão empreendedora, elas tiveram de elaborar um plano de negócios que mostrasse a viabilidade do produto.

Agora, a equipe Star Girls terá de disputar a vaga destinada ao time finalista da América Latina, na categoria Ensino Médio. Se classificadas, as estudantes participarão da final, que será realizada no mês de julho em São Francisco, nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade..

O protótipo das alunas foi criado para fortalecer a prática da reciclagem, que pode levar a cidade de São Luís a diminuir o custo com transporte dos resíduos até o aterro sanitário no município de Rosário/MA. O Reciclá mostra pontos de coleta e dá instruções sobre como fazer a triagem dos resíduos.

Technovation

Anualmente, a Technovation desafia meninas do mundo inteiro a desenvolverem um aplicativo mobile que busque solucionar um problema de suas comunidades. Desde 2010, mais de 5 mil garotas vindas de 28 países submeteram suas propostas ao concurso. O programa já forma uma rede global de voluntários, embaixadores e equipes que compartilham novidades, questões, apoio e encorajamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.