Alagamentos e enchentes

Sobe para 13 o número de cidades em situação de emergência por conta das chuvas no MA

Mais 2 mil famílias estão desabrigadas e desalojadas.

Imirante.com, com informações do g1 MA

Atualizada em 02/04/2024 às 22h16
Em São Luís, 72 áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil Municipal. (Foto: Arquivo/Grupo Mirante)

MARANHÃO - A Defesa Civil do Maranhão informou, nesta terça-feira (2), que subiu para 13 o número de cidades que decretaram situação de emergência no Maranhão devido as fortes chuvas que atingem todo o estado, provocando a cheia de rios e riachos. 

Ao todo, segundo a Defesa Civil, mais 600 famílias que estão desabrigadas e 1.663 desalojadas. Os municípios de Carutapera, Governador Nunes Freire e Boa Vista do Gurupi foram acrescentados recentemente na lista de cidades que decretaram estado de emergência.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Além desses municípios, as cidades de Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão e Trizidela do Vale também estão na lista de cidades afetadas pelas chuvas.

Em São Luís, 72 áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil Municipal, como é o caso do bairro Salinas do Sacavém. No bairro, há inúmeras áreas de risco que foram pelas fortes chuvas e que, podem ser atingidas por deslizamentos, alagamentos e desmoronamentos.

Continua após a publicidade..

Em nota, a Defesa Civil informou que as famílias afetadas pelas chuvas estão sendo auxiliadas pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil, que prestam a pronta resposta nessas situações. O órgão reforça ainda que equipes vêm atuando na retirada de pessoas das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede de Restaurantes Populares do Governo do Estado.

Cuidados em áreas de risco

A Defesa Civil do Maranhão orienta que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.

A Defesa Civil também alerta que ao verificar riscos de alagamentos na cidade, deve-se procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias. Além disso, a Defesa Civil recomenda que:

  • Avise aos seus vizinhos sobre o perigo e, se possível, convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;
  • Se precisar retirar algo da sua casa após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros;
  • Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido;
  • Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, devido o risco de choque elétrico ou curto-circuito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.