FILA ZERADA

Governador Brandão nomeia mais de 350 novos policiais

Os novos PMs nomeados são oriundos do cadastro de reserva do concurso público realizado em 2017. Com a nomeação a fila foi zerada

Ipolítica

Nomeação dos novos PMs (Reprodução)

MARANHÃO - Cerca de 369 soldados  e 20 oficiais da saúde foram nomeados nessa quarta-feira (4) pelo governador do Estado, Carlos Brandão. Além disso, foi realizada a formatura de 560 policiais militares, que agora estão preparados para o policiamento ostensivo nos municípios maranhenses.

Os 560 policiais militares formados participaram do Curso de Nivelamento Técnico Profissional (CNTP) 2024, da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A cerimônia aconteceu no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), no bairro Barreto, em São Luís.

O governador Carlos Brandão ressaltou as ações do Governo do Maranhão para reforçar o efetivo policial do estado.

“Somente no nosso governo já foram 2.455 policiais chamados e mais de 3 mil promoções realizadas para fortalecer a segurança pública. Agora, estamos formando 560 novos soldados que poderão trabalhar na segurança de todos os municípios, e zeramos o cadastro de reserva com a nomeação de mais 389 oficiais. Assim temos avançado na segurança pública do nosso estado, que saiu da 14ª para a 7ª melhor do país”, afirmou Brandão.

Os novos policiais nomeados pelo governador Carlos Brandão são oriundos do cadastro de reserva do concurso público realizado em 2017. Com a nomeação a fila foi zerada. Foram nomeados 389 novos policiais, sendo 20 deles para atuarem na área da saúde, distribuídos nas seguintes especialidades: 12 cirurgiões-dentistas, 5 médicos, 1 médico veterinários e 2 psicólogos.

Chamada de novos policiais

Durante a gestão do governador Carlos Brandão, já foram convocados 1.425 policiais militares, e 828 deles, após curso de formação, ingressaram na corporação, fortalecendo a segurança pública do Maranhão.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, afirmou que a inserção dos novos 560 policiais após curso de formação reforça as ações de proteção à população.

“Esta é mais uma iniciativa do Governo do Maranhão que reforça o sistema de segurança pública. Já foram recuperados prédios da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. Entregamos viaturas, munições, armamentos e outros instrumentos necessários. Mas não se faz segurança pública sem homens e mulheres capacitados como os que estamos formando hoje”, informou Maurício Martins.

Formação dos Policiais Militares

A formatura dos novos soldados acontece após cerca de sete meses de intenso treinamento, desenvolvido no Centro de Formação de Praças da Polícia Militar (CFAP). Ao longo do curso de formação, houve diversas instruções visando o devido preparo às atividades de policiamento ostensivo.

O comandante-geral da PM do Maranhão, Coronel Paulo Fernando Queiroz, explicou como será feita a distribuição dos novos policiais após o curso de formação. “Estes novos policiais estão totalmente capacitados para as nossas operações de policiamento ostensivo. Eles serão distribuídos nas nossas unidades na Grande Ilha, Baixada, Região Tocantina, Sul do Estado, Área Leste, para reforçar a segurança nas nossas cidades”, informou.

Entre as atividades realizadas durante o treinamento destacam-se defesa, abordagem, tiro, atendimento pré-hospitalar tático, manobras táticas e controle de distúrbios.

Os participantes do curso falaram da importância da capacitação para aturarem nas operações policiais. “É um dia muito emocionante porque é a finalização de meses e meses de muita dedicação. Ser policial era um sonho antigo que agora estou realizando. Com esse curso me sinto muito mais segura para estar nas ruas, garantindo a proteção dos cidadãos”, disse Francisca Sousa.

“Durante esse curso a gente aprendeu não apenas as técnicas necessárias para atuar em situações de risco, mas também como manter a nossa segurança durante as abordagens. Isso é fundamental porque o trabalho policial exige muita perícia, por isso, a importância de cursos como esse”, comentou Almir Ribeiro.

O efetivo habilitado e que, a partir de agora, passa a compor a corporação se soma a outras ações realizadas para reforçar a segurança pública do Maranhão, como novas viaturas (carros e motos), armamentos, reformas de prédios e capacitações contínuas.
 

HOMENAGEM

Também foi feira a entrega de 11 placas às autoridades presentes na solenidade, incluindo o governador Carlos Brandão, em alusão ao jubileu de ouro do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praça (CFAP) da Polícia Militar do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.