MARANHÃO - No dia 15 de janeiro de 2025, o nanossatélite Aldebaran-I, desenvolvido com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), passou por seu último teste ambiental no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos-SP.
O cubesat padrão 1U, criado no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (LABESEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem como missão principal servir de prova de conceito para localização e salvamento de pequenas embarcações em situações de emergência no mar.
De acordo com o coordenador de Satélites e Aplicações da AEB, Felipe Fraga, o último teste marca um passo importante para o projeto e para o Programa Espacial Brasileiro, ao validar o projeto para o lançamento de mais um satélite nacional. "O Aldebaran-I terá uma aplicação crucial na busca e resgate de pequenas embarcações, atendendo a uma necessidade real da comunidade maranhense", explicou Fraga.
Além da função primária de busca e salvamento, o Aldebaran-I possui uma missão secundária voltada para a prevenção de queimadas, utilizando plataformas de coleta de dados ambientais. O projeto, que também conta com apoio da Fundação Sousandrade (FSADu) e outras parcerias estratégicas, envolveu intensa programação computacional e ensaios de campo com o suporte do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e da Marinha do Brasil.
Continua após a publicidade..
Aldebaran
A iniciativa Aldebaran, que conta atualmente com o projeto de uma missão de desenvolvimento e lançamento de uma CubeSat 1U (10×10×10 cm), começou com uma proposta de capacitação dos alunos do curso de engenharia aeroespacial da UFMA (Aldebaran 0) e evolui-o para uma oportunidade de solucionar problemas reais presentes na comunidade maranhense, como o desaparecimento de embarcações de pequeno porte no município da Raposa-MA que vai ser o foco da missão, correlacionando os conhecimentos teóricos da sala de aula com a pratica de construção e desenvolvimento, deixando ainda margem para expansão do escopo para outros estados e até mesmo outros países.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias