Prefeitura de Pindaré-Mirim decreta situação de emergência, apesar de não haver registros de inundações
Com o reconhecimento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o município pode pleitear verbas federais para ações de assistência e prevenção.
PINDARÉ-MIRIM - A Defesa Civil Nacional, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, homologou o decreto de situação de emergência em Pindaré-Mirim, emitido pela prefeitura local. A justificativa apresentada foi o risco de alagamentos devido às chuvas intensas.
Contudo, dados indicam que o rio Pindaré está com nível mais baixo este ano em comparação a 2023 e 2024. Enquanto nos anos anteriores a cota chegou próximo aos 14 metros, atualmente não ultrapassa os 13 metros. Além disso, áreas que costumam ser afetadas por enchentes, como vias que isolam comunidades, permanecem secas.
A medida permite que o município solicite auxílio federal para aquisição de itens como cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de refeições para equipes de socorro.
Continua após a publicidade..
A declaração de emergência gerou questionamentos, já que não há registros de inundações na região. Em nota, a prefeitura afirmou que a homologação segue critérios técnicos, com análise de documentos que comprovariam danos e riscos à população.
De acordo com o ministério, 21 cidades do Maranhão têm situações de emergência reconhecidas – 15 por seca, três por desabamentos, uma por alagamentos e outra por erosão, como as crateras em Buriticupu.
Saiba Mais
- Maranhão tem domingo (6) de céu nublado com chuva e trovoadas isoladas
- Forte chuva causa alagamentos e transtornos na Grande São Luís
- Outono: como fica o tempo nas cinco regiões brasileiras
- Parlamentar fala dos impactos das chuvas em São Luís
- VÍDEO: fortes chuvas deixam cidade de Afonso Cunha debaixo d'água
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias