Estudante do MA conquista ouro em Olimpíada Nacional de Eficiência Energética e avança para etapa nacional
Carlos Eduardo conquistou a medalha de ouro da olimpíada e está entre os 27 finalistas que participarão da etapa da premiação em Brasília.
SÃO BERNARDO - O estudante maranhense Carlos Eduardo Ferreira, de 15 anos, residente de São Bernardo, irá representar o Maranhão na etapa nacional da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE).
Aluno da Escola Vereador Rubenito Silva Couto, situada no povoado Coqueiro, Carlos Eduardo conquistou a medalha de ouro da olimpíada e está entre os 27 finalistas que participarão da etapa da premiação em Brasília.
Segundo o coordenador da escola, Gerson Ricardo, a conquista de Eduardo é fruto de muito esforço e dedicação.
“É um sentimento de orgulho e dever cumprido. Esse resultado é fruto de três anos de trabalho e incentivo, além da satisfação de fazer a diferença na vida dele por meio da educação e do projeto olímpico que desenvolvemos na escola”, destacou o coordenador.
Apoio dos professores e dedicação aos estudos
Em entrevista ao g1 Maranhão, Eduardo contou sobre o apoio que recebeu dos professores. Segundo Eduardo, a professora de Ciências, Lindellane, foi a responsável por aplicar o conteúdo e preparar os alunos.
“Quem me incentivou a participar dessa olimpíada foi o professor Gerson e a professora Lindellane, de Ciências. O que mais aprendi foi como economizar energia e entender o quanto isso é importante para a vida humana”, contou o estudante.
A professora de Ciências Lindellane comentou com orgulho a conquista de Eduardo.
“Ele sempre foi muito observador e dedicado nas atividades propostas. Fazia suas anotações e análises com atenção, sempre relacionando o tema à prática”, afirmou a docente.
Ainda segundo Lindellane, trabalhar o tema da eficiência energética em sala de aula se transformou em uma experiência enriquecedora para toda a turma.
“Em sala de aula encontramos diferentes níveis de aprendizagem e precisamos adotar métodos variados. Utilizamos, por exemplo, estudos de caso, nos quais os alunos faziam análises, propunham soluções e equilibravam teoria e prática”, comentou Lindellane.
Papel da família, trajetória e sonhos
Para Carlos, representar o Maranhão na etapa nacional é motivo de alegria.
Não é só por mim e pela minha família, é pelo Maranhão inteiro e pela minha escolaCarlos Eduardo Ferreira
O estudante maranhense também destacou o papel da família durante sua trajetória e os sonhos que pretende realizar futuramente.
“Quero me formar na faculdade, conseguir fazer o que sempre sonhei e, com fé em Deus, construir uma vida melhor para mim e para minha família”, afirmou.
Apesar das condições financeiras serem limitadas, o jovem garantiu que não enfrentará dificuldades para viajar, já que está recebendo apoio do ex-prefeito e do atual prefeito de São Bernardo, além de amigos e moradores da região.
“Foi um carinho imenso. Recebi muitas mensagens e parabéns das pessoas da minha cidade, e isso aquece meu coração”, contou.
O jovem maranhense também revelou que no futuro pretende seguir a carreira como advogado, com o objetivo de ajudar sua família e seus pais.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.