Foram quatro finais de semana de festa em comemoração aos 390 anos da cidade de São Luís festejados no mês de setembro, dentro da programação Viva São Luís - Um Setembro de Festa, promovido pela Fundação Cultural do Maranhão. Grupos da cultura popular, teatro e lançamentos de livros fizeram parte do elenco de atividades e eventos que aconteceram durante todo o mês comemorativo à fundação da capital maranhense.
Nas quintas e sextas-feiras de setembro, 99 grupos da cultura popular maranhense participaram dos cortejos que desceram da Deodoro para a Praia Grande, atravessando a principal via o comércio de São Luís, a rua Grande. Grupos de blocos carnavalescos, bumba–boi nos sotaques de: orquestra, zabumba, pindaré e matraca, império do divino, grupos afros e pastores fizeram a festa para abraçar a cidade.
Os cortejos já se tornaram uma marca característica dos grandes eventos da cidade, sempre realizados pelo governo do Estado sob a coordenação da Fundação Cultural do Maranhão.
Assim como o carnaval e o São João, a programação prévia de aniversário chama a atenção da população e dos turistas para cultura popular maranhense.
Continua após a publicidade..
Programação - Para o encerramento das comemorações das festas de aniversário de São Luís, que acontece neste final de semana, a Fundação Cultural do Maranhão abrirá a programação com os cortejos O Natal e Seus Tambores na quinta-feira, 26, com a participação dos grupos Os Reis e Pastores que alegram a temporada natalina. Dessa programação participaram o Reis do Alecrim, Pastoral das Filhas de Belém, Reis das Flores de Tajaçoaba e o grupo Natalino da Paixão.
Na sexta-feira, 27, o último dia de cortejo será fechado com a programação A Ilha e seus Tambores, com a participação dos batalhões pesados de bumba-meu-boi, sotaque da ilha ou matraca. Do cortejo participam os grupos de bumba boi de Maracanã, Maioba, Iguaíba, Ribamar, Sítio do Apicum, Jussatuba, Madre Deus, Pindoba e Famosão de São João.
Os grupos estarão concentrados na praça Deodoro a partir das 17h, de onde partem pela rua Grande com destino a Praça Catraeiro, ao lado da Casa do Maranhão, na Praia Grande, para uma apresentação ao público.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias