SÃO PAULO - Uma cara de medo irá atrair mais a atenção dos que estão ao seu redor do que um sorriso, de acordo com uma pesquisa norte-americana publicada no jornal acadêmico "Emotion".
As pessoas respondem mais rapidamente a expressões de medo do que a rostos mostrando outras emoções, como alegria, concluiu o estudo de pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, Tennessee.
Acredita-se que o cérebro se desenvolveu para responder mais rapidamente a situações potencialmente ameaçadoras.
O cérebro reage com rapidez a todas as expressões faciais --a uma velocidade de menos de 40 milésimos de segundo.
Por isso, para identificar quais emoções provocam uma reação mais rápida, os pesquisadores tiveram de reduzir a velocidade na qual os voluntários percebiam as expressões faciais.
Os voluntários olharam através de visor que proporcionava, em flashes, a imagem de um motivo em branco e preto em movimento para um olho e a imagem de um rosto estático para o outro olho.
A imagem em flashes tinha o objetivo de reduzir a velocidade na qual o indivíduo notava o rosto.
Os participantes perceberam a expressão de medo mais rapidamente do que as expressões de felicidade ou neutralidade.
A reação a expressões de felicidade foi consistentemente mais lenta do que a reação a qualquer outra emoção.
David Zald, professor de psicologia da Universidade de Vanderbilt, disse que o cérebro reage a rostos felizes lentamente porque detecta segurança, o que não requer uma atenção imediata.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.