Oceanos reduzem absorção de CO2 e aceleram efeito estufa

EFE

Atualizada em 27/03/2022 às 13h53

SÃO PAULO - A quantidade de dióxido de carbono que os oceanos absorvem vem diminuindo sensivelmente nos últimos dez anos, o que pode acelerar o efeito estufa, segundo um estudo da Universidade de Ânglia Oriental, na Inglaterra.

Os pesquisadores analisaram a absorção de CO2, gás que contribui para o aquecimento do planeta. Eles analisaram 90 mil medições feitas em navios mercantes no Atlântico Norte, entre meados dos anos 90 e 2005.

Os dados mostram uma redução pela metade do CO2 absorvido pela massa oceânica.

Segundo os autores do estudo, publicado no "Journal of Geographysical Research", os resultados são ao mesmo tempo surpreendentes e inquietantes. Eles indicam que com o tempo o oceano pode ficar saturado com as emissões de CO2, produto da atividade humana.

Os pesquisadores não puderam estabelecer por enquanto se a menor absorção de CO2 pelos oceanos é conseqüência direta da mudança climática ou um fenômeno natural.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.