Celular vai chegar a todos os municípios do Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h53

BRASÍLIA – Para levar o serviço de telefonia móvel a todos os 5.565 municípios do país, o Ministério das Comunicações trabalhou com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no lançamento do edital de licitação da terceira geração de telefonia móvel (3G), que vai levar ao atendimento de todos os municípios com menos de 30 mil habitantes, no prazo de dois anos.

“As cidades maiores receberão a tecnologia 3G, que permite a transmissão de dados em alta velocidade. Mas a vantagem desse novo formato da licitação é assegurar a cobertura total, até mesmo nos pequenos municípios, que podem receber a tecnologia 2G”, explicou o ministro Hélio Costa.

Para atingir esta meta, o edital foi dividido em onze áreas, juntando regiões consideradas economicamente menos atrativas com locais de maior interesse. Assim, a concessionária que comprar a freqüência para a região metropolitana de São Paulo, por exemplo, leva junto a Região Amazônica (Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Roraima). O objetivo é atender os 1.836 municípios brasileiros que ainda não contam com nenhum tipo de serviço de telefonia móvel.

De acordo com a Anatel, o valor mínimo aproximado para a venda de todos os 36 lotes é de R$ 2,8 bilhões. Os interessados devem apresentar a documentação e as propostas de preço no dia 11/12. O texto completo do edital de licitação está disponível na página da agência na internet: www.anatel.gov.br.

A terceira geração vai democratizar ainda mais a telefonia celular, e também disponibilizar novos serviços para os consumidores. O aparelho pode ser transformado em um mini-computador, com convergência tecnológica e serviços de dados e voz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.