SÃO PAULO - O telefone toca. Mas não tem ninguém na linha. Ligações fantasmas há muito tempo são comuns em filmes de terror e lendas urbanas sobre babás. Ray Bradbury escreveu um roteiro para TV sobre um aparelho de PABX que adquiria consciência e começava a perseguir uma pessoa. Mas o culpado do que está se tornando uma ocorrência cada vez mais comum em algumas residências talvez tenha uma explicação nem tão “do outro mundo” assim.
Com freqüência é um operador de telemarketing que está fazendo a ligação – e ele está agindo dentro da regulamentação federal. Na verdade, o fato de essa pessoa estar seguindo as regras é que pode ser a causa das chamadas fantasmas. Tudo indica que a causa das chamadas sem ninguém na linha é o uso de um discador automático capaz de fazer centenas de ligações por minuto e que usa inteligência artificial para detectar quando uma pessoa vai responder do outro lado.
Essas chamadas são então conectadas a um operador de telemarketing esperando para falar sobre taxas de hipoteca baixas, candidatos políticos ou uma “oportunidade única”. Se não tiver ninguém em meio aos cubículos do telemarketing que esteja pronto para começar a falar, o discador eletrônico simplesmente desliga.
Rick Morris, chefe de operações da empresa TouchStar, afirmou que os operadores são forçados a desligar abruptamente por diversas regulamentações. Ele disse que se não houver ninguém do telemarketing disponível em dois segundos, o discador deve desligar porque a Comissão Federal de Comunicações determina que os discadores não podem monopolizar uma linha. “Nós não queremos prender uma linha se houver uma emergência”, disse ele.
Brian Smits, diretor global de marketing da TouchStar, disse que sistemas antigos geralmente são os culpados. “Nós estamos substituindo sistemas antigos que possuem um índice de chamada desligada de 40%”, disse ele. Morris afirmou que seus novos discadores são inteligentes o bastante para desligar em menos de 2% das chamadas, uma porcentagem determinada por algumas regulamentações estaduais.
Esse número, no entanto, pode ser bastante alto em termos absolutos quando o call center faz milhares de ligações por hora. Alguns consumidores estão tentando descobrir o que há por trás de ligações fantasmas que requisitam dados. Quando Michael Hirsch, webmaster de um site do governo local em Salisbury, recebe ligações fantasmas, ele anota a experiência no site whocalled.us (“quem ligou”), um dos muitos sites na internet que são dedicados a descobrir a origem das misteriosas ligações.
“Eu tenho esse telefone há 20 anos, mas estou pensando seriamente em mudá-lo”, diz ele, com a frustração de um homem que já foi interrompido com muita freqüência. Whocalled.us e outros sites como o 800notes.com ou o numberzoom.com colecionam anotações de qualquer um que tenha recebido uma chamada telefônica e queira saber mais sobre o número que aparece no identificador de chamadas. O whocalled já registrou quase 400 mil ligações e identificou 92 mil números.
Hirsch disse que planeja conectar o site ao seu computador para filtrar os piores casos. As postagens sobre um dos piores ofensores no site whocaled.us mostra que centenas de pessoas já receberam mensagens confusas em espanhol vindas do número 859-212-1501. A pessoa que chama desliga na cara daqueles que respondem em inglês. Números que começam com 859-212 normalmente são de Boone County, Ky., mas a pessoa que telefona pode estar em qualquer lugar do mundo, graças aos modernos aparelhos de PABX.
Diversas ligações para esse número mostraram que ele foi desligado. Julia Karelina e Mike Bravo criaram o 800notes.com, um site que monitora ligações fantasmas assim como golpistas identificados como tais e faxes não solicitados.
Julia disse que tem orgulho do fato de o site recentemente ter persuadido um grupo sem fins lucrativos a demitir um operador de telemarketing depois que a organização percebeu todas as reclamações que havia no site. Os discadores eletrônicos tentam identificar secretárias eletrônicas medindo quanto tempo demora até que alguém fale. Um jeito de enganá-los é dando uma longa saudação, como uma secretária eletrônica faz, em vez de um simples “alô” seguido de uma pausa.
Hirsch registra reclamações no whocalled.us ao Gabinete de Melhores Negócios Local e aos responsáveis pelas regulamentações estaduais. Ele inclui o número de telefone e endereço desses grupos no site para que outros visitantes possam arquivar suas reclamações com facilidade.
Ele permanece otimista sobre suas chances, dizendo que “isso é tão novo que as pessoas ainda não sabem que podem ir lá e colocar suas experiências para descobrir que outros estão tendo os mesmos problemas. Se nós não cortarmos o mal pela raiz, isso irá crescer da mesma maneira que o spam cresceu”.
Ninguém sabe ainda como a batalha entre humanos e tecnologia irá terminar. Na história escrita por Ray Bradbury, o homem que tentava descobrir a origem das ligações fantasmas acaba chegando numa caixa num poste telefônico e é eletrocutado por ela.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.