Cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, desenvolveram um robô escalador que pode ser usado para explorar melhor o solo marciano e, escalando formações rochosas, revelar um pouco mais da geologia do planeta vermelho.
O Capuchin possui braços e pernas mecânicas e é capaz de equilibrar seu corpo com ajuda de sensores de força, agindo como um ser humano na escalada de paredes verticais. Em comparação a outro robô escalador construído internamente pela universidade em parceria com a Nasa em 2003, o Lemur, a nova invenção é 40 vezes mais rápida.
Teresa Miller, pesquisadora envolvida na criação do robô de sete quilos, explicou ao site NewScientist que a melhoria não é mecânica, mas sim no algoritmo que monitora os movimentos do robô, distribuindo o peso igualmente e aumentando sua estabilidade em subidas.
Uma câmera foi equipada à mão direita do robô, e os outros três membros devem receber dispositivos semelhantes, que o auxiliará a se locomover e escalar sem ter que localizar sua outra mão e pés antes.
Dennis Hong, da Universidade Virginia Tech, em Blacksburg, Estados Unidos, trabalha em outro robô capaz de escalar planos inclinados e que receberá um sensor laser para mapear a superfície a ser trilhada.
Um vídeo de um minuto que mostra os robôs em ação está disponível no YouTube, acessível pelo atalho tinyurl.com/328v3x.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.