SÃO LUÍS - Junho está prestes a começar e com ele chegam os festejos que fazem de São Luís um grande terreiro cuja maior expressão é a cultura popular. É nesta época que os acordes harmônicos dos bois de orquestra se misturam à percussão forte e cadenciada de matracas e pandeirões executada por artistas anônimos e que servem de base para a tradição de danças como o tambor de crioula, cacuriá, lelê, coco, quadrilhas, danças portuguesas e outras.
E o primeiro grande arraial, terreiro onde tem encontro marcado os principais grupos folclóricos maranhenses, será aberto amanhã, às 18h, na praça Maria Aragão. Com o tema “A Capital Brasileira da Cultura festeja a sua diversidade”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), dá a largada para os folguedos juninos cujos preparativos começaram ainda em abril. De acordo com informações da Func, o arraial funcionará até dia 10 de julho e terá atrações todos os dias.
Programação - Para a abertura do arraial, uma programação diversificada que inlcui cinco grupos de tambor de crioula, cacuriá, bois dos sotaques de orquestra e baixada e show com artista local. Para o próximo fim de semana, uma novidade. Trata-se do Barracão do Forró, um espaço que será ativado apenas nos fins de semana e que reunirá os melhores grupos do ritmo forró pé-de-serra. A inauguração do espaço será na próxima sexta-feira com presença dos músicos Rui Mário do Acordeon e Inaldo Bartolomeu.
Recadastramento - Antes de montar a programação para o São João, a Func, por meio de sua Coordenação de Eventos Comunitários, efetivou o recadastramento dos grupos folclóricos e artistas. Ao todo foram 426 grupos recadastrados e 43 novos cadastros, sendo que aproximadamente 271 grupos não responderam ao chamado da Fundação. De acordo com a organização do arraial, todos os grupos cadastrados estarão na programação da Praça Maria Aragão e nos arraiais da Func.
Serviço
• O quê - Arraial da Praça Maria Aragão (Centro)
• Quando - De amanhã ao dia 10 de julho
• Abertura - Amanhã, às 18h
Programação
• Amanhã
19h - Cacuriá de Dona Teté
20h – Boi de Nina Rodrigues (Orquestra)
21h - Boi Pirilampo (Alternativo)
22h - Show de Pepê Júnior
23h - Boi de Morros (Orquestra)
00h - Boi de Santa Fé (Baixada)
Manifestações
Continua após a publicidade..
• Retratadas pela Func
Bumba-meu-boi por sotaque
Costa de Mão - 3
Baixada - 29
Matraca - 44
Orquestra - 65
Zabumba - 15
• Outros grupos
Cacuriá - 26
Dança do Boiadeiro - 31
Dança do Coco - 8
Dança Portuguesa - 67
Danças Variadas - 21
Grupo Mirim - 14
Quadrilha - 39
Tambor de Crioula - 64
Saiba Mais
- Boi de Sonhos e Boi de Santa Luzia animam o Arraial do Ipem neste sábado (13)
- Boi de Santa Luzia, Boi de Morros e Boi de Axixá encerram Arraial do Ipem neste fim de semana
- Andréa Frazão apresenta show Sotaques no Zabumbada
- Centenário de Dona Teté será festejado nesta quinta-feira
- Tradicional Festejo de São Pedro reunirá milhares de brincantes na capela nesta sexta-feira (28)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias