SÃO LUÍS - O arraial da Praça Maria Aragão já começa a ganhar forma com a construção das barracas. Durante os 17 dias da temporada junina, mais de 100 mil pessoas são esperadas.
Ao todo, 20 barracas serão montadas para proporcionar os mais diversos tipos de atração para os visitantes do “Terreiro da Maria”. Serão 16 barracas para a venda de bebidas e comidas típicas; uma para o Espaço do Artesanato, contemplando cerca de 40 artesãos por dia; uma para o Barracão do Forró; dois espaços institucionais para a prestação de serviços; e um Espaço do Turista.
Este ano, o Arraial conta com uma novidade que a utilização do auditório da Praça para realização de palestras e rodas de conversas sobre cultura popular e exibição de documentários. Outra mudança é em relação ao tablado das atrações artísticas. No ano passado, a estrutura ficava em frente à concha acústica e, este ano, será deslocada para dar mais espaço para a circulação dos visitantes. O palco da concha acústica receberá uma megaestrutura de som e iluminação.
Segundo a coordenadora do São João 2014, Camila Grimaldi, a Fundação Municipal de Cultura (Func) repetiu este ano o edital como método seletivo de maior eficácia para dar transparência à realização do festejo junino. “O São João de São Luís valoriza nossa cultura popular, nossa terra, nossos cantadores, nossos tocadores. Então, desde o ano passado, a Fundação Municipal de Cultura vem organizando a programação por meio de editais”, observou.
Continua após a publicidade..
Das 386 inscrições recebidas pela Func foram selecionados 204 grupos folclóricos e artistas individuais. A relação dos selecionados foi divulgada na sexta-feira (30). Foram beneficiadas brincadeiras típicas do período junino, como bumba meu boi, tambor de crioula, dança portuguesa, dança do boiadeiro, entre outras.
Segundo a Func, a organização do evento buscou atender todas as exigências técnicas das instituições reguladoras e fiscalizadoras.
Durante esta semana, os vendedores ambulantes sorteados para trabalhar durante o período junino se reuniram no auditório da Praça Maria Aragão para tratar da venda de produtos industrializados, cervejas e refrigerantes, no espaço.
De acordo com a coordenadora do São João da Func, este ano, além das barracas de vendas de produtos tipicamente juninos, o artesanato maranhense vai ampliar o espaço no arraial da Maria Aragão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias