Pré-teste com nanossatélite é realizado em Raposa
O Aldebaran-I é uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a AEB e outras instituições, como a Fundação Sousândrade, e foi construído por alunos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA.
SÃO LUÍS - Foi realizado com sucesso, na última quinta-feira (7), experimento para validar o sistema de localização que será embarcado no satélite Aldebaran-I. Um sistema de recepção e transmissão foi colocado no Farol do Araçagy (ponto mais alto da cidade de Raposa), e outro sistema de transmissão em um barco de turismo, num percurso de 3 horas.
“É um exemplo perfeito de investimento na universidade com aplicação prática”, disse o diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Paulo Barros.
Leia também: Brasil terá empresa operando no espaçoporto de Alcântara em 2022
Continua após a publicidade..
“Durante esse trajeto, observamos, via aplicativo e em tempo real, a localização do barco onde estávamos, qualificando, portanto, esse experimento. O próximo teste será feito em um barco de pesca em alto-mar. Vamos em frente!”, disse o coordenador-geral do projeto, Carlos Brito.
O Aldebaran-I é uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a AEB e outras instituições, como a Fundação Sousândrade, e foi construído por alunos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA.
O nanossatélite, desenvolvido pela UFMA, além de possibilitar o desenvolvimento da pesquisa e da inovação na instituição, tem diversas funções sociais, como a de retransmitir sinais para auxiliar no resgate de pescadores e embarcações na região do município de Raposa, no Maranhão.
Saiba Mais
- Câmara aprova criação de estatal para desenvolver projetos aeroespaciais
- Alcântara: militares planejam usar empresa espacial pública para lançar foguetes de Elon Musk
- MP-MA requer na Justiça a construção de um atracadouro em Alcântara
- Ministério Público aciona prefeito de Alcântara e companheira por nepotismo
- Interditado há 10 dias, cais de Alcântara passará por recuperação, diz Aeronáutica
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias