O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão deve julgar nesta semana as ações que questionam o cálculo de vagas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa decorrentes das sobras eleitorais.
A informação é da presidente da Corte, desembargadora Angela Salazar. Ela comentou o assunto na sexta-feira (14), durante entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM.
A magistrada afirmou que não poderia se manifestar sobre o mérito das ações, porque participará dos julgamentos, mas disse que a Corte eleitoral deve se posicionar logo.
“Eu não posso me manifestar sobre essas ações, porque estão sob a responsabilidade de uma comissão que é presidida por mim. A previsão de serem julgadas é na próxima semana”, se limitou a dizer a presidente do TRE-MA.
Tês partidos já questionaram o cálculo oficialmente: MDB, PSB e PSD.
Os partidos entendem que quem não conseguiu alcançar o quociente para eleger um único deputado, não poderia entrar na disputa para pleitear a eleição de um candidato pela sobra.
No caso do MDB, a Procuradoria Regional Eleitoral já se posicionou contra o pedido.
Saiba Mais
- Weverton surge em agenda com Carlos Brandão após derrota em 2022
- TRE rejeita ação de Weverton Rocha para cassar mandato de Carlos Brandão
- TRE/MA forma maioria e mantém mandato de Neto Evangelista
- TRE-MA tem mais um voto contra cassação de Neto Evangelista
- TSE retoma julgamento de Jair Bolsonaro por abuso de poder
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.