SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), fez uma efusiva homenagem ao ex-presidente da República José Sarney (MDB), em discurso durante a solenidade de entrega da Medalha Manuel Beckman ao emedebista.
Da tribuna, ele destacou as contribuições do ex-presidente para a consolidação da democracia no Brasil após a saída dos militares do poder.
“Sinto-me muito honrado em estar governador em um momento muito importante como esse. José Sarney dedicou a sua vida a servir o Brasil e escreveu uma parte importante na nossa história, que foi a consolidação da democracia. Sob sua liderança, o Brasil abriu caminho para a liberdade e participação democrática. Esse processo de redemocratização marcou o fim do autoritarismo e o início do estado democrático de direto”, disse.
Mesma opinião foi compartilhada pelo deputado Roberto Costa, propositor da homenagem, que destacou os trabalhos literários e político de Sarney, pontuando também a condução do ex-presidente nos diversos processos de transformação do país.
“Destacamos a importância que ele teve na democratização do nosso país. Nos momentos de maiores dificuldades, o presidente Sarney sempre foi um ponto de equilíbrio. Sarney conseguiu fazer a mudança no mundo em todas as suas áreas, seja na área literária, econômica, cultural e política. Ele conseguiu fazer a transformação do estado e do país, sempre pensando em melhorias para a nossa população”, disse.
Continua após a publicidade..
Em discurso após a reabertura do espaço, o emedebista - que também foi governador do Maranhão, entre 1966 e 1970 - elogiou a forma como o atual governador tem conduzido o Estado. Segundo ele, Brandão pacificou e trouxe tranquilidade ao Maranhão.
"Quero parabenizar o governador Brandão pelo trabalho que vem fazendo. O primeiro de todos eles: é de ter pacificado o estado. Estado em clima de paz, estado em clima de tranquilidade, um clima que nós precisávamos. Estamos felizes porque estamos aqui nessa pequena solenidade, mas de grande significado", disse.
Ele também a agradeceu a homenagem recebida junto com outros ex-governadores e ressaltou a importância do resgate histórico proporcionado pela iniciativa.
“Quero reafirmar meu agradecimento, a minha honra, de ter recebido das mãos do governador Brandão essa homenagem que ele resolveu prestar a todos os ex-governadores do nosso Estado. Isso significa, sem dúvida, um fato muito importante, que é o amor à histórias, a reverência àqueles que deram sua contribuição ao Maranhão. Eu acredito, já com 94 anos, que ninguém ocupa o lugar de governador sem que tenha procurado dar o melhor de si nas funções que exerceu”, completou.
Depois disso, o governador reagiu com agradecimentos. “É sempre uma honra escutar o ex-presidente José Sarney”, declarou.
Saiba Mais
- José Sarney é homenageado em evento de exaltação da Língua Portuguesa
- Academias de Letras do Maranhão e Minas homenageiam Sarney em sessão no Convento das Mercês
- Sarney será homenageado na AML pelos 35 anos de valorização da língua portuguesa
- José Sarney: 'o coração da democracia é o Parlamento'
- "Missão do político é servir", diz José Sarney ao receber a Medalha ‘Manuel Beckman’
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias