SÃO LUÍS - De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Maranhão está entre os estados que enfrentam uma onda de calor neste mês de setembro. Segundo o INMET, as temperaturas devem ficar acima da média e, em algumas cidades, podem ultrapassar os 40°C, acompanhadas de baixos índices de umidade relativa do ar.
Diversos municípios, incluindo São Luís, estão sob alerta amarelo e laranja, sinalizando uma situação meteorológica que pode ser perigosa para a população. Imperatriz, Alto Parnaíba, Carolina e Colinas estão entre os municípios com as menores taxas de umidade por causa do clima seco e quente, variando entre 14% e 20%. Essa situação é prejudicial para a saúde, principalmente de idosos e crianças, que precisam redobrar a hidratação e os cuidados.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Além dos impactos na saúde, o calor pode ainda aumentar o consumo de energia elétrica. Conforme informações do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), no Maranhão, entre os dias 1º e 15 de agosto deste ano, já se observou um aumento no consumo de energia de aproximadamente 12%, em relação ao mesmo período de 2023.
Continua após a publicidade..
Esse aumento no consumo de energia elétrica é diretamente ligado a aparelhos de climatização e refrigeração pois, com as altas temperaturas, eletrodomésticos como ar-condicionado, ventilador, umidificador e climatizador de ar são utilizados com mais frequência. Já os aparelhos de refrigeração, como geladeiras e freezer, demandam mais energia com o calor para manter a mesma eficiência.
A Equatorial Maranhão preparou algumas dicas de economia e uso racional de energia elétrica:
- É importante utilizar equipamentos mais eficientes, de preferência que tenham o selo Procel do tipo A de consumo e, ainda assim, usar de forma racional e pelo menor tempo possível, evitando desperdícios;
- No caso de geladeiras e freezers, verifique se a borracha de vedação está em boas condições e evite abrir e fechar o equipamento muitas vezes durante o dia;
- O calor pede uma água bem gelada, então, vale fazer uso de garrafas térmicas para evitar o abre e fecha da geladeira;
- Mantenha portas e janelas fechadas durante o uso do ar-condicionado e configure-o de acordo com o tamanho do ambiente a ser refrigerado;
- Desligue o equipamento ao deixar o ambiente e o programe para desligar durante a madrugada;
- Mantenha os cômodos vazios com as luzes apagadas e aproveite a luz natural, abrindo cortinas e janelas;
- Substitua as antigas lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED, que são mais eficientes;
- Evite deixar aparelhos ligados no modo stand-by. O certo é retirar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados;
- Acumule roupas sujas para utilizar a máquina de lavar de uma só vez. Esta dica também serve para o uso do ferro elétrico, separe a maior quantidade de roupas para passar de uma vez.
Por fim, vale lembrar que a mudança de hábito é o principal fator para a redução do consumo em geral. Fazer uso consciente e responsável de energia elétrica não é apenas uma boa estratégia para economizar dinheiro, mas um gesto de respeito ao meio ambiente e às futuras gerações.
Saiba Mais
- Balsas e Carolina entram em ranking de cidades mais quentes do Brasil
- Maranhão deve ter pancadas de chuva em algumas áreas neste domingo (14)
- Biólogos tentam salvar fauna ameaçada pelo fogo no Pantanal
- Ano de 2023 é o mais quente da série histórica no Brasil
- Verão: estação mais quente exige cuidado para quem tem varizes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias