SÃO LUÍS - Em Governador Edison Lobão, interior do Maranhão, os eleitores decidiram por meio de votação, mudar o nome da cidade que fazia homenagem ao o ex-governador e ex-senador. O plebiscito recebeu 83,87% dos votos favoráveis, ao todo, foram 11 mil votos.
Conforme o plebiscito, o município passará a ser chamado de Ribeirãozinho do Maranhão.
Com o parecer favorável da população, esse projeto para mudança do nome da cidade deve ser elaborado pelo poder executivo do Estado e em seguida será enviado para a Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) para que enfim ser apreciado,
Desde 2013 essa mudança vem sendo discutida, quando uma decisão da Justiça obrigou a União a suspender os repasses de verbas federais a cidade de Governador Edison Lobão, caso o nome do município não fosse alterado no prazo de 90 dias.
TERÇA-FEIRA
O segundo maior colégio eleitoral do Maranhão conquistou um episódio inédito, após alcançar a marca de 200 mil eleitores. Com a eleição do último domingo, pela primeira vez será realizado o segundo turno das eleições municipais de Imperatriz.
O candidato Rildo Amaral teve 55.149 votos (35,57 %) e Mariana Carvalho Silva 41.172 votos (26,56%). Os dois seguem a campanha eleitoral reforçando as propostas de governo até o segundo turno das eleições no dia 27 de outubro.
"Vencemos o primeiro turno, com a permissão de Deus e o apoio do nosso povo. Muita gratidão e alegria por esse momento! Agora é segundo turno, e vamos continuar fazendo uma campanha alegre, propositiva e limpa. O povo de Imperatriz quer discutir a cidade, as propostas, e é isso que vamos continuar fazendo. Dia 27 nós vamos comemorar o renascimento de Imperatriz. É 11!”, disse Rildo Amaral.
A candidata Mariana Carvalho usou as redes sociais nesta segunda-feira (07) para agradecer os mais de 40 mil votos recebidos.
“Nós fizemos uma campanha cheia de garra, olho no olho, com uma estrutura bem menor do que a gente via na cidade, contra o sistema, mas provamos que a maior força é a do povo de Imperatriz, a primeira força é a de Deus e a segunda é do povo da cidade e eu tenho muita fé que a gente vai conseguir chegar lá com apoio de vocês”, comentou Mariana Carvalho.
QUARTA-FEIRA
Continua após a publicidade..
O vereador Dr. Gutemberg Araújo (Republicanos) fez um discurso nesta terça-feira (09) de agradecimento pelos últimos anos de trabalho na Câmara Municipal de São Luís. Não reeleito nas eleições deste último fim de semana, o parlamentar subiu à tribuna para agradecer pela convivência, refletir sobre sua trajetória e expressar gratidão aos colegas e à equipe.
Em suas palavras, Gutemberg evitou lamentações e reconheceu a vontade popular, afirmando que este não era o momento de questionar o que ocorreu nas urnas, mas sim de agradecer.
“A gratidão é a mãe de todas as virtudes”, destacou o vereador, que fez questão de parabenizar os colegas eleitos .
QUINTA-FEIRA
Entrou em vigor a lei que aumenta para 40 anos a pena para o crime de feminicídio — o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou de gênero.
Publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (10), a Lei foi sancionada sem vetos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com isso, a pena para os condenados pelo crime de feminicídio passa a ser de 20 a 40 anos de prisão, maior do que a incidente sobre o de homicídio qualificado (12 a 30 anos de reclusão).
Conhecida como "Pacote Antifeminicídio", a lei também aumenta as penas para outros crimes, se cometidos em contexto de violência contra a mulher, incluindo lesão corporal e injúria, calúnia e difamação.
SEXTA-FEIRA
O atual presidente da Câmara de Vereadores e vereador reeleito Paulo Victor (PSB) anunciou que deve mudar a postura na próxima legislatura. Próximo de reeleger-se presidente do Legislativo Municipal, Paulo Victor anunciou que deve ter uma relação melhor com o prefeito Eduardo Braide.
Em entrevista ao jornalista Jorge Aragão, da Mirante News FM, Paulo Victor anunciou pela primeira vez publicamente que deve ter uma relação “harmônica” com o prefeito Eduardo Braide em seu segundo mandato.
Para Paulo Victor, a decisão do prefeito em não tentar influenciar na disputa pela presidência da casa foi capital para um momento de pacificação entre dos dois.
Saiba Mais
- Em menos de 48h, prefeito e ex-prefeito do MA são afastados
- Prefeito de Carutapera se envolve em acidente; jovem morre no local
- No Maranhão, mulheres recebem 15,7% menos do que os homens
- PL permite confisco de R$ 20 bilhões dos brasileiros
- Vereador de São Luís promete destinar todo seu salário à causa animal
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias