SÃO LUÍS – O Upaon In Concert, evento anual da Escola Upaon-Açu, foi realizado nessa quinta-feira (31), no ginásio da instituição, em São Luís, transformando o espaço em um cenário mágico inspirado no centenário da Disney. O espetáculo reuniu famílias, educadores e alunos para celebrar a culminância de um projeto desenvolvido ao longo do ano nas aulas de língua inglesa com as turmas finais do Ensino Fundamental.
Nesta 13ª edição, cada turma, orientada por um professor, escolheu um musical da Disney para trabalhar. O resultado foram arrojadas e belas apresentações que exploraram obras como “Moana”, “O Rei Leão”, “Alice no País das Maravilhas”, entre outras. As turmas do 6º ao 9º ano prepararam coreografias, trilhas sonoras e cenários digitais, além de realizarem pesquisas sobre a história e a cultura representadas em cada filme.
Aprendizado lúdico
De acordo com a direção da escola, a ideia do evento vai além de uma competição, é um convite ao aprendizado lúdico. Para Elsa Balluz, diretora pedagógica do Upaon-Açu, o projeto é uma maneira de expandir os horizontes dos estudantes.
“A gente participa de uma escola que entende que ela tem que ir além da sala de aula. Quando convocamos os alunos a pensar fora da sala e além, eles podem ir para qualquer lugar do mundo. A língua inglesa é um componente que está em tudo que eles mexem, seja tecnologia ou qualquer outra área. Nossa tarefa é trazer projetos interessantes para que eles entendam que isso não é só uma obrigação, mas algo lúdico e enriquecedor, seja para o currículo, lazer ou trabalho”, disse.
Durante o Upaon in Concert, a vice-diretora Camila Balluz, destacou o papel multifacetado do projeto e a importância do apoio familiar na educação dos alunos.
“É um projeto que vai muito além da língua inglesa. Ele trabalha oratória, cultura, expressão e tantas outras habilidades essenciais. É um projeto lindíssimo que envolve as famílias em todo o processo, desde a criação das roupas até os ensaios. A gente percebe que as famílias, que muitas vezes têm uma rotina distante dos filhos, podem se aproximar e participar ativamente”, explicou.
Para Bruno Cicalise, diretor do Upaon-Açu, o trabalho de culminância do projeto desenvolvido pelos estudantes é um investimento educacional feito pela escola. Para ele, essa também é uma forma de devolver à comunidade parte do resultado de um ano praticamente inteiro de dedicação.
Continua após a publicidade..
“Estamos falando de uma escola viva, que precisa constantemente se adaptar e atender tanto ao processo pedagógico quanto à formação cidadã”, ressaltou.
Avaliação
O corpo de jurados, formado pelos especialistas Sérgio Helal, Renata França, Brunna Garcia, Patrícia Régia Freire e Giselle Mendes, teve uma tarefa árdua ao avaliar cada apresentação. Para Giselle Mendes, professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e jurada do evento, o Upaon in Concert é um exemplo grandioso de como a educação pode ser integral.
“É maravilhoso ver a absorção de conhecimentos por meio de um projeto lúdico como esse. Eles aprendem a trabalhar em grupo, a organizar-se, a colaborar e a se expressar artisticamente. Estou muito satisfeita e orgulhosa por ver essa qualidade em um evento escolar”, afirmou Giselle.
Além do envolvimento dos alunos e jurados, o evento contou com a participação ativa de parentes e amigos dos estudantes na plateia, como Anitiele Araújo, mãe de dois alunos do Upaon-Açu. Ela destacou a importância do uso do lúdico no ensino da escola, ressaltando o impacto positivo desse tipo de abordagem no desenvolvimento dos filhos.
“Sou muito fã desse tipo de projeto, porque percebo que eles [os filhos] se desenvolvem muito. O aluno não apenas apresenta, mas se se sente responsável por fazer uma excelente apresentação. Além disso, essa iniciativa da escola contribui para o fortalecimento das amizades e do ambiente escolar”, comentou.
Votação
Embora não tivesse caráter competitivo, ao fim da noite foram anunciadas as turmas que tiveram as melhores apresentações na edição deste ano do Upaon in Concert, de acordo com a avaliação dos jurados e por meio de votação popular via QR Code. As turmas vencedoras por série foram: 6ºB, 7ºB, 8ºB e 9ºB, sendo o grande destaque da votação popular a turma do 8ºB, com sua apresentação inspirada no filme “Teen Beach Movie”.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias