SÃO LUÍS - Foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, o Projeto de Lei da vereadora Karla Sarney que propõe a distribuição de alimentos e utensílios diversos para animais.
O programa permite doações de lojistas, fabricantes e da sociedade em geral, incluindo o Poder Público, que poderá ceder itens fruto de apreensões. Entre os itens que podem ser doados estão móveis, roupas, medicamentos, casinhas, brinquedos, coleiras e guias.
A proposta alcança animais abrigados em ONGs, protetores independentes ou abrigos, além de contribuir com o combate ao desperdício de alimentos que, embora impróprios para o consumo humano, ainda podem ser usados para a alimentação de animais.
A gestão dos recursos ficará sob responsabilidade de entidades especializadas e protetores que se comprometerem com a execução do programa.
Continua após a publicidade..
“O PL visa sanar as necessidades de animais que estão amparados por abrigos, protetores ou ONGs, evitando o descarte de alimentos de consumo animal que podem ser utilizados ainda curto período de tempo, mas que não servem mais para o comércio”, declarou a autora.
A vereadora também obteve aprovação da Câmara para o projeto que institui o programa Olhares Infantis Contra o Retinoblastoma (PL 238/23), a ser implantado nas creches de São Luís.
Este programa tem como objetivo realizar exames oftalmológicos em crianças atendidas nas unidades de educação infantil da cidade, com foco na detecção precoce do retinoblastoma — um câncer ocular raro, mas é o tumor ocular mais comum em crianças.
A proposta é uma importante ação preventiva, que visa garantir que as crianças diagnosticadas recebam tratamento imediato nas unidades de saúde da capital, contribuindo para a cura e evitando complicações graves da doença. O retinoblastoma representa cerca de 3% de todos os cânceres infantis, sendo crucial o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias