Nota máxima

Maranhense conquista nota 1000 na redação do Enem 2024

Candidato é escritor independente e graduado em Odontologia pela UFMA; ele busca agora realizar o sonho de cursar Medicina.

Imirante.com

Atualizada em 13/01/2025 às 14h34
Danilo Batista, de 35 anos, é natural de São Luís. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – O Maranhão teve uma redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O candidato que alcançou a nota máxima é Danilo Batista, de 35 anos, natural de São Luís. A conquista coloca o estado entre os destaques da edição deste ano do exame, que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.

Danilo é escritor independente e formado em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Com o sonho de cursar Medicina há mais de dez anos, ele vê no resultado da redação uma oportunidade de finalmente alcançar esse objetivo. Agora, com a nota máxima, ele se prepara para dar mais um passo em direção à realização de seu sonho acadêmico.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, em todo o Brasil, 12 candidatos tiraram a nota máxima na redação. 

Continua após a publicidade..

No Maranhão, 87 redações obtiveram notas entre 980 e 1000, mas apenas sete dessas foram de estudantes da rede pública de ensino. As notas do Enem já estão disponíveis para consulta na Página do Participante, sendo necessário o login gov.br para acesso.

O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo ingresso em universidades públicas e privadas, além de programas de financiamento e bolsas. O exame também é aceito por diversas instituições internacionais.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou a oferta de 5.914 vagas para cursos de graduação presencial em 2025, distribuídas entre os câmpus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. Dessas, 2.796 vagas são para ampla concorrência e 3.118 destinadas às cotas previstas pela legislação federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.