SÃO LUÍS - Os estudantes da Escola SESI São Luís brilharam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, especialmente nas redações. Segundo um levantamento da instituição, 41 alunos alcançaram notas acima de 900 pontos, consolidando o impacto de uma preparação sólida e assertiva oferecida pela escola.
Um dos principais diferenciais da Rede SESI de Ensino é a integração da robótica em diversos conteúdos, utilizando a abordagem educacional STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Essa metodologia estimula a resolução de problemas, protagonismo dos alunos e habilidades práticas que fazem a diferença no aprendizado.
O exemplo mais marcante é o de Pablo Ricardo Pereira Nascimento, que alcançou a nota 980 na redação. Aluno da Escola SESI São Luís desde os 5 anos, Pablo atribui seu sucesso à base educacional sólida e às experiências proporcionadas pela robótica. Ele participou de competições nacionais nas modalidades FIRST LEGO League (FLL) e FIRST Robotics Competition (FRC), destacando-se como líder e inovador.
“A robótica me trouxe lições incríveis. Por meio dela, aprendi valores éticos e pilares essenciais para a vida. Graças ao SESI e ao apoio familiar, estou confiante de que serei aprovado em Engenharia da Computação e poderei me tornar um grande programador, profissão que escolhi por causa da minha paixão pela robótica”, afirmou Pablo.
Yasmin Evilyn da Silva e Silva, outra aluna de destaque que conseguiu 920 pontos, também compartilhou como a escola foi decisiva na sua trajetória.
“Meus pais sempre quiseram que eu estudasse no SESI, por ser uma referência em educação tecnológica e focada no respeito e cuidado com os alunos. A robótica foi um divisor de águas para mim, ajudando-me a decidir seguir a carreira de engenheira de software. A escola me proporcionou vivências únicas na tecnologia e na indústria 4.0, o que impactou diretamente na minha performance no Enem”, declarou Yasmin.
Continua após a publicidade..
Cristina Cunha, gerente da Escola SESI São Luís, destacou as estratégias que levaram a esses resultados expressivos.
“Oferecemos aulas no contraturno, com foco na prática de redação e devolutivas individualizadas. Utilizamos a plataforma Red1000, que desafia continuamente os alunos com temas atuais e avaliações detalhadas. Além disso, o Projeto de Robótica contribui para o desenvolvimento de habilidades fundamentais como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe, impactando diretamente a qualidade das redações. Também promovemos aulas intensivas aos sábados, com revisões comentadas e foco no Enem”, explicou.
A combinação de práticas inovadoras, dedicação de professores e o compromisso com a formação integral dos estudantes tem consolidado a Escola SESI São Luís como uma referência no ensino de excelência. O resultado não apenas garante aprovação em cursos concorridos, mas também forma profissionais qualificados para os desafios do futuro, como ressalta a aluna Lúbia Vitória da Silva Sá Meneses, destaque com 960 pontos na redação do Enem.
“Quando cheguei, vindo de uma escola pública, tudo parecia novo e desafiador, mas fui acolhida de forma incrível. Sempre tive um olhar especial para as relações interpessoais, e essa troca com professores e colegas foi essencial para meu crescimento. As dinâmicas de ensino, especialmente nos contraturnos focados no vestibular, foram um diferencial que me ajudou muito a alcançar meus objetivos. Quero destacar os professores que foram uma inspiração para mim.
Esse suporte fez toda a diferença, e o resultado foi um dos momentos mais marcantes da minha vida. Com a base sólida que construí no SESI, estou pronta para realizar meu sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Sou profundamente grata a todos os profissionais que contribuíram para essa trajetória”, declarou Lúbia.
Saiba Mais
- Inscrições do processo seletivo para professor do SESI terminam nesta segunda-feira (9)
- SESI-MA abre vagas para Analista Superior na área de Educação
- Sesi Caxias inova com 1ª Meia Maratona de Revezamento
- Escola SESI Caxias abre 70 vagas, pagas e gratuitas, para Ensino Médio
- Novas unidades do Sesi Indústria do Conhecimento serão instaladas no MA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias