Terra Zoo

Cuidados essenciais em casa durante o período chuvoso para combater o mosquito da Leishmaniose

A Terra Zoo, pensando no cuidado animal, separou algumas dicas e orientações para garantir que sua casa esteja segura e seu pet protegido.

Publipost / Terra Zoo

Atualizada em 21/01/2025 às 17h09
Essa doença é uma das mais graves que podem afetar os pets, colocando em risco a saúde e a vida dos nossos animais. Foto: Divulgação

Períodos chuvosos trazem alívio do calor, mas também são ideais para a proliferação de mosquitos, incluindo o mosquito-palha, principal transmissor da leishmaniose visceral. Essa doença é uma das mais graves que podem afetar os pets, colocando em risco a saúde e a vida dos nossos animais. Por isso, cuidar do ambiente domiciliar é essencial para evitar que a sua casa se torne um criadouro desses insetos.

A Terra Zoo, pensando no cuidado animal, separou algumas dicas e orientações para garantir que sua casa esteja segura e seu pet protegido.

Foto: Divulgação

O que é o Mosquito-palha?

O mosquito-palha se desenvolve em ambientes quentes, úmidos e com matéria orgânica em decomposição, como folhas, restos de comida e lixo. Com as chuvas, esses locais se tornam ainda mais propícios para sua proliferação. 

Eles geralmente são pequenos, têm coloração amarelada e costumam se abrigar em áreas sombreadas durante o dia, atacando principalmente no período da noite.

Mosquito-palha .Foto: Divulgação

Sintomas da leishmaniose visceral em pets

Identificar a leishmaniose de forma precoce pode salvar a vida do seu pet. O time de especialistas da Terra Zoo separou os principais sintomas para que você fique atento e consiga identificar em seu pet:

Perda de peso mesmo com o apetite normal;

Lesões na pele, como feridas que não cicatrizam;

Crescimento excessivo das unhas;

Queda de pelos, especialmente ao redor dos olhos e orelhas;

Continua após a publicidade..

Apatia e fraqueza;

Inchaço abdominal e nos linfonodos.

Ao notar qualquer um desses sinais, é essencial levar seu pet ao veterinário para uma avaliação detalhada e, se necessário, iniciar o tratamento adequado. Nos consultórios da Terra Zoo, você encontrará um time capacitado pronto para atendê-lo e orientá-lo da melhor forma. Você pode ir diretamente ao consultório mais próximo ou agendar uma consulta através do contato: 98 3245-9555.

Cuidados essenciais para tutores

Manter o ambiente domiciliar protegido é uma das melhores formas de prevenir a presença do mosquito-palha. Confira algumas dicas fundamentais:

Limpeza do quintal e áreas externas: Evite o acúmulo de matéria orgânica, como folhas e restos de comida. Lembre-se de manter o lixo bem fechado.

Uso de telas: Instale telas de proteção nas portas e janelas para impedir a entrada de mosquitos em casa.

Pulverização do ambiente: Utilize produtos repelentes para ambientes externos, que ajudam a afastar os mosquitos.

Higiene dos abrigos dos pets: Certifique-se de que o local onde seu pet dorme esteja limpo e bem cuidado, pois áreas sombreadas e úmidas podem atrair o mosquito.

Uso de coleiras repelentes: Existem coleiras específicas que ajudam a proteger os pets contra o mosquito-palha.

Você pode aproveitar o Jardim de Ofertas da Terra Zoo! Encontre pulverizadores com descontos de até 45% OFF, tanto nas lojas físicas quanto no site. Aproveite esse desconto exclusivo em produtos que vão te ajudar a combater esses insetos e cuidar do seu jardim.

Foto: Divulgação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.