SÃO LUÍS - Durante a abertura da Jornada Pedagógica 2025, o prefeito de São Luís anunciou o reajuste salarial de 6,5% para professores da rede municipal de ensino. Mesmo sendo anunciado pelo gestor, o aumento ainda depende da aprovação da Câmara Municipal de São Luís para entrar em vigor.
O Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública de São Luís questiona o índice de reajuste por ser menor do que foi deliberado na assembleia do sindicato, que seria de 15%.
Ao Ipolítica, a diretora do Sindeducação, Ana Paula Martins disse que o pedido de 15% foi baseado nas perdas salariais dos últimos anos e no aumento dos recursos do FUNDEB previstos para 2025.
CAXIAS
Continua após a publicidade..
A Prefeitura de Caxias (MA) enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei que reajusta o piso salarial dos professores da rede municipal de educação em 6,5%..
O Governo Federal realizou o reajuste de 6,27% no piso nacional do magistério, previsto pela Lei Federal nº 11.738/2008, que já foi aplicado em janeiro de 2025, elevando o valor para R$ 4.867,77 para professoras e professores com jornada de 40 horas semanais. Para as demais jornadas, o valor é proporcional.
O reajuste do piso salarial do magistério é calculado de acordo com a diferença percentual do Valor Aluno Ano do Ensino Fundamental Urbano (VAAF) do Fundeb dos dois anos anteriores. O índice de reajuste é o mesmo utilizado para calcular a distribuição de recursos para as/os estudantes e é atualizado anualmente.
Com a aprovação do reajuste na Câmara Municipal, a Prefeitura de Caxias (MA) já realiza o pagamento do novo reajuste neste mês de janeiro de 2025
Saiba Mais
- Juiz manda Braide pagar emendas de vereadores de São Luís
- Alagamentos e possível greve de rodoviários deve pautar início de trabalhos na Câmara
- Braide fala sobre alagamentos e diz que equipes trabalham para corrigir problemas
- Desembargador bloqueia contas de São Luís para pagar emendas
- Braide, vice e vereadores eleitos são empossados
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.