HOMENAGEM

ALEMA aprova medalha do Mérito a presidente da Câmara de SL

A homenagem do deputado Osmar Filho (PDT) foi aprovada com o voto contrário do deputado Fernando Braide, irmão do prefeito Eduardo Braide.

Kailane Nunes / Ipolítica

Atualizada em 01/04/2025 às 14h19
Presidente da Câmara Municipal (Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi aprovado nesta terça-feira (1) pela Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB).

A homenagem proposta pelo deputado estadual Osmar Filho (PDT) foi aprovada com o voto contrário do deputado Fernando Braide, irmão do prefeito Eduardo Braide. 

OUTRA HOMAGENAGEM 

A Assembleia Legislativa do Maranhão, através do Projeto de Resolução do deputado Leandro Bello (Podemos), homenageará com Título de Cidadã Maranhense nesta quinta-feira (3), às 11h, no Plenário Nagib Haickel do Palácio Manuel Beckman, a juíza aposentada Mônica Elias De Lucca.

A concessão do Título de Cidadão Maranhense é atribuída a pessoas que tenham prestado relevantes serviços nas áreas cultural, científica, religiosa, esportiva, política ou de assistência social e ao desenvolvimento econômico ou tenham se destacado na vida pública ou privada.

Continua após a publicidade..

A juíza Mônica Elias De Lucca é natural de Criciúma, em Santa Catarina. Estudou e iniciou sua vida profissional em Florianópolis, capital daquele estado. Graduou-se em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, onde anos depois foi aprovada em 1º lugar em concurso público para lecionar naquela instituição.

Atuou como juíza estadual em diversas cidades catarinenses, iniciou a investidura em Florianópolis e encerrou a carreira em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, sem nunca deixar de exercer, paralelamente, atividades acadêmicas. Após a aposentadoria, mudou-se para São Luís, iniciando uma nova fase da vida profissional junto ao Consulado Italiano e à Câmara Ítalo-Brasileira de Indústria e Comércio em São Luís. Por possuir cidadania italiana, envolveu-se com a Comunidade Italiana do Maranhão. Atualmente, foi eleita presidente da Instituição Cultural Circolo Itália do Maranhão.

Mônica Elias De Lucca uniu seu gosto pela cultura italiana e sua ligação histórica com o magistério, ajudando a fundar a Sociedade Dante Alighieri em São Luís, instalando a Escola de Língua e Cultura Italianas Dante Alighieri, credenciada pela matriz de Roma como integrante da rede Dante Global, presente em mais de 90 países, projetando internacionalmente o nome do Estado e contribuindo, assim, para o enriquecimento cultural do Maranhão.

De acordo com o deputado estadual Leandro Bello, a trajetória da juíza aposentada Mônica Elias De Lucca a faz merecedora do Título de Cidadão Maranhense por seus serviços prestados ao estado. “Ao longo de toda sua vida profissional, a Dra. Mônica, demonstrou não apenas um profundo conhecimento jurídico, mas também uma dedicação exemplar à promoção dos valores que sustentam uma sociedade justa e democrática”, destacou o parlamentar, reiterando que a juíza, hoje aposentada, garantiu que o direito não fosse apenas um conceito, mas uma realidade acessível.

“Seu trabalho foi sempre pautado na ética, coragem e sensibilidade. Conceder o título de cidadã maranhense é reconhecer que a sua contribuição ultrapassa os limites da magistratura”, completou Leandro Bello.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.