SÃO LUÍS - As férias escolares são uma excelente oportunidade para cuidar da saúde das crianças e isso inclui a visão. Problemas oculares não diagnosticados podem afetar diretamente o rendimento escolar, comprometendo a leitura, a concentração e até o comportamento em sala de aula.
Muitos pais só percebem que algo está errado quando a criança começa a apresentar dificuldades na escola. Mas alguns sinais já podem ser notados em casa: coçar os olhos com frequência, se aproximar demais de telas ou livros, ou reclamar de dores de cabeça após atividades visuais.
Segundo o médico oftalmologista Álvaro Bruno, realizar o check-up ocular nas férias evita a correria do início do ano letivo e permite que a criança volte às aulas com a visão em dia. “Alterações visuais podem interferir no aprendizado e até no desenvolvimento emocional da criança. Por isso, quanto antes forem identificadas, melhor”, explica o especialista.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomenda que a primeira consulta oftalmológica seja feita entre 6 meses e 1 ano de idade. Depois disso, é importante manter os exames em dia, principalmente antes do início das aulas.
O check-up ocular feito ainda nas férias permite que qualquer necessidade como o uso de óculos seja resolvida com calma, sem comprometer o desempenho da criança no retorno às atividades escolares.
Saiba Mais
- Atendimento oftalmológico de crianças no SUS retoma nível pré-pandemia
- Médicos alertam para riscos de cirurgia de mudança da cor dos olhos
- Entidades médicas cobram regras sanitárias em mutirões de cirurgias
- Dr. Hugo Caminha alerta para o perigo à visão da diabetes
- Dr. Hugo Caminha alerta para o cuidado com os olhos e o perigo do Glaucoma
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.