SÃO LUÍS – O Poder Judiciário decretou, a pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a prisão preventiva de Kauã Santos de Sousa, conhecido como “Chefin do Grau”. Ele é acusado de liderar práticas ilícitas envolvendo grupos de motociclistas em São Luís. A prisão foi cumprida no último dia 6 de setembro e divulgada nesta segunda-feira (15) pelo MPMA.
Kauã já havia sido preso temporariamente em maio deste ano, mas respondia em liberdade sob medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.
Leia também:
Operação 'rolezinho' apreende mais de 29 motocicletas por infrações de trânsito
Cinquenta motos são apreendidas na operação Rolezinho na Cohama
No entanto, de acordo com relatórios técnicos da Supervisão de Monitoração Eletrônica, ele descumpriu repetidamente as condições impostas e chegou a romper intencionalmente o equipamento de monitoramento, em julho de 2025.
O investigado é suspeito de associação criminosa, supressão de sinal identificador de veículo automotor, direção perigosa, promoção de jogos de azar e participação em demonstrações não autorizadas, condutas que, segundo o MP, colocam em risco a segurança e a ordem pública.
Na decisão, o juiz Rogério Pelegrini Rondon destacou que o comportamento de “Chefin do Grau” demonstrou “inequívoca intenção de burlar o controle jurisdicional”, reforçando a necessidade da prisão preventiva como medida indispensável para garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal.
Saiba Mais
- Homem é preso suspeito de participação em homicídio ligado ao tráfico no MA
- Dupla é presa suspeita de extorsão e lesão corporal em Ribamar Fiquene
- Suspeito de roubar bomba de água e deixar bairro sem abastecimento é preso no MA
- Suspeito de assalto a banco, homicídio e comércio ilegal de veículos é preso em Grajaú
- Suspeito de matar homem após assalto é preso em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.