De saída

Lena Brandão anuncia saída da superintendência do Iphan no Maranhão

Lena atuou por mais de dois anos no comando do Instituto

Ipolítica

Lena Brandão, então superintendente do Iphan, durante o IV Seminário de Patrimônio Cultural na Região Tocantina do Maranhão (Reprodução/Redes Sociais)

SÃO LUÍS – A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Lena Brandão, anunciou o encerramento de sua gestão à frente do órgão federal. Em nota publicada nas redes sociais, ela agradeceu à equipe e aos parceiros institucionais pelo trabalho realizado.

Encerrando este ciclo à frente da Superintendência do IPHAN no Maranhão, quero expressar minha profunda gratidão a cada pessoa que compartilhou comigo o compromisso de preservar e valorizar o nosso patrimônio cultural. Foram tempos de intenso aprendizado, desafios superados coletivamente e conquistas que só foram possíveis graças ao empenho e à dedicação de uma equipe que acredita na força da cultura como fundamento de identidade, memória e futuro. Obrigada, equipe”, agradeceu Lena.

Nomeação e formação

Lena Brandão assumiu o cargo em abril de 2023, substituindo Maurício Itapary, que comandou a superintendência desde 2016. Durante sua gestão, o órgão avançou em projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Além do Iphan, Lena já atuou na Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e possui formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão (2000), especialização em Gerência de Cidades pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

A ex-superintendente é irmã do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União) e do secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Maranhão, Paulo Casé Fernandes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.