Saúde

Corrida como ferramenta de bem-estar: como eventos esportivos fortalecem a qualidade de vida?

O esporte, especialmente a corrida de rua, vai muito além da simples prática física.

Imirante.com

A corrida é mais do que um esporte: é um movimento social. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A corrida está redefinindo o bem-estar em São Luís, e eventos esportivos se tornaram uma estratégia poderosa dessa mudança na qualidade de vida. O esporte, especialmente a corrida de rua, vai muito além da simples prática física, se consolidando como uma ferramenta essencial para a saúde mental e física das pessoas.

A cada prova realizada na orla ou pelas ruas da capital, é possível ver comunidades se fortalecendo, trocando experiências e superando limites.

As corridas criam, sem dúvidas, laços sociais fortes. Participar de um grupo de treino ou de uma prova gera uma sensação de pertencimento, que é vital para a saúde emocional das pessoas. Além disso, estabelecer metas, como completar uma distância ou melhorar um tempo, traz também uma sensação de realização que impulsiona a autoestima.

“A popularidade da corrida não se deve apenas à queima de calorias ou ao ganho de fôlego. O grande trunfo desse esporte é o impacto direto no bem-estar mental. Correr libera endorfinas, combate o estresse e a ansiedade, e oferece um momento de pausa meditativa no meio da rotina agitada. Por isso, incentivar essa prática é, sem dúvidas, incentivar a vida com mais saúde, estimulando as interações, amizades e um sentimento forte de superação”, afirma Ana Karoliny Abreu, coordenadora de Desenvolvimento Humano do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano (IADVH).

Organizar e participar de corridas transforma a paisagem urbana em uma pista de celebração da vida ativa. Os eventos não apenas motivam os corredores a manter a rotina de treinos, mas também atraem novos adeptos curiosos para experimentar a sensação de cruzar uma linha de chegada.

E é neste cenário que o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano incentiva essa cultura de bem-estar. “Apoiando todas as manifestações que priorizam o bem-estar físico, mental e emocional, como a atividade física, o IADVH demonstra que o desenvolvimento humano passa diretamente pela promoção da saúde integral. Iniciativas como essa garantem que o acesso ao esporte seja facilitado, transformando a corrida em um pilar acessível para a melhoria da qualidade de vida em São Luís”, afirma Ana.

A corrida é mais do que um esporte: é um movimento social que prova que cuidar do corpo é, essencialmente, cuidar da mente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.