Cármen Lúcia defende, em São Luís, um Brasil mais humano para todos
Durante seminário na Assembleia Legislativa do Maranhão, ministra do STF e presidente do TSE destacou a importância da representatividade feminina e o compromisso com um país mais justo e igualitário.
SÃO LUÍS – “Nós queremos um Brasil mais humano para todos nós.” A afirmação foi feita pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), durante palestra magna no seminário “Mais Mulheres na Política”, realizado nesta segunda-feira (3) na Assembleia Legislativa do Maranhão. Em seu discurso, a magistrada destacou que a construção de um país mais justo e igualitário passa, necessariamente, pela ampliação da presença feminina nos espaços de poder.
O evento, realizado no auditório Fernando Falcão, reuniu a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), o governador Carlos Brandão, a senadora Eliziane Gama (PSD), além de parlamentares, autoridades do Judiciário, representantes de movimentos sociais e lideranças políticas de diversas regiões do Estado.
Cármen Lúcia ressalta importância da união entre as mulheres
Ao abordar o tema “Vozes Femininas pela Democracia”, Cármen Lúcia ressaltou a importância da união das mulheres e da sociedade na luta por igualdade e representatividade.
“A luta de cada uma é um testemunho permanente que nos faz aprender, a cada dia, o que precisamos fazer para estarmos juntas e, com toda a sociedade brasileira, construir um Brasil muito melhor para todas as pessoas”, afirmou.
Leia também: Mauro Cid passa por audiência no STF e retira tornozeleira eletrônica
A ministra também chamou atenção para a sub-representação feminina nos parlamentos brasileiros.
“Nós somos uma população com quase 53% de mulheres. No entanto, somos um dos povos mais mal representados em termos de número de parlamentares, no Congresso, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais”, lamentou.
Iracema Vale fala sobre as mulheres ocuparem espaços de poder
A presidente da Assembleia, Iracema Vale, destacou a importância de as mulheres ocuparem espaços de poder. “A política é um espaço que todas nós temos o direito de ocupar e devemos fazê-lo, porque quando a mulher entra para a política ela traz um olhar diferente para as causas, principalmente daqueles que mais precisam”, disse.
O seminário faz parte da campanha de mobilização nacional do TSE, articulada pela bancada feminina da Câmara e do Senado Federal. No Maranhão, a ação foi organizada pela Frente Maranhense Mais Mulheres na Política e pela senadora Eliziane Gama, com o objetivo de promover o debate sobre a ampliação da participação feminina e o combate à violência política de gênero.
Durante a abertura do evento, a presidente da Assembleia, Iracema Vale, destacou a importância de as mulheres ocuparem cada vez mais posições estratégicas na política.
O governador Carlos Brandão também reforçou a necessidade de ampliar o protagonismo feminino nas instituições públicas.
“Sou defensor e entusiasta dessa causa. As mulheres ainda ocupam pouco espaço nas câmaras de vereadores, na Assembleia e no Judiciário. No nosso governo, temos mais de 20 secretárias, não só por serem mulheres, mas por serem preparadas”, pontuou.
A programação do seminário incluiu painéis temáticos sobre “Mulheres na Política” e “Mulheres nas Eleições”, além de debates como o “Diálogo Institucional pela Representatividade das Mulheres” e “A Experiência do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos no Maranhão”, que discutiram estratégias para ampliar a representatividade feminina nos próximos anos.
Cármen Lúcia em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.