COLUNA
Carla Lima
Carla Lima é jornalista de política do Grupo Mirante.
Investigação

CPMI do INSS analisará convocação de Edson Araújo na quinta

Deputado Duarte Júnior, vice-presidente da comissão, expôs dados sobre envio de recursos de entidade nacional para contas ligadas ao deputado maranhense

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 04/11/2025 às 10h35
Duarte Júnior falou de recursos que foram enviados ao colega de partido, Edson Araújo, durante reunião da CPMI do INSS (Divulgação)

SÃO LUÍS - Está prevista para esta quinta-feira, 5, a apreciação dos requerimentos com pedido de convocação do deputado estadual do Maranhão, Edson Araújo (PSB), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. O parlamentar voltou a ter o nome citado na CPMI durante o depoimento de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) na segunda-feira, 3.

Foi o vice-presidente da CPMI do INSS, deputado Duarte Júnior (PSB), que falou a respeito do colega de partido. Ele questionou a Abraão Lincoln sobre o motivo para que a CBPA enviar mais de R$ 3 milhões para a conta pessoal de Edson Araújo.

O parlamentar questionou ainda sobre envio de recursos para assessores de Araújo e também para a entidade estadual que o deputado presidia no Maranhão. 

“O deputado estadual Edson Araújo, do meu estado e do meu partido, recebeu quase R$ 5 milhões, inclusive em contas de assessores nomeados na Assembleia Legislativa do Maranhão. Isso é inaceitável. É um desrespeito com o aposentado, com o pensionista, com o pescador de verdade que vive da sua luta e depende do seguro-defeso para sobreviver”, afirmou Duarte durante a reunião.

Para as perguntas, Abraão Lincoln preferiu não responder. Diante disso, o presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG) decidiu colocar em pauta, na quinta-feira, os pedidos de convocação de Edson Araújo, que já teve o relatório de inteligência financeira enviado pela Receita Federal à CPMI do INSS após aprovação de requerimento.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.