COLUNA
Ronaldo Rocha
Ronaldo Rocha é jornalista de política do Grupo Mirante.
Eleição da Mesa

Felipe Camarão cita STF e diz que Câmara não pode antecipar pleito para a Mesa

Vice-governador e pré-candidato ao comando do Palácio dos Leões afirmou na última semana que Câmara Municipal não pode realizar eleição da Mesa antes de outubro de 2026.

Ipolítica

Atualizada em 10/11/2025 às 16h33
Felipe Camarão é vice-governador pelo PT (Rodrigo Bonfim)

SÃO LUÍS - Em meio ao acirramento nas discussões pelo comando da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís entre os pré-candidatos Beto Castro e Marquinhos, e a possibilidade de antecipação do pleito naquele Parlamento, o vice-governador Felipe Camarão afirmou que entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) veta o mecanismo.

A manifestação - que soou como um recado aos vereadores -, passou quase despercebida nos últimos dias.

Camarão mostra que o STF fixou norma que permite às Câmaras e Assembleias Legislativas realizarem eleição para a presidência dos seus respectivos parlamentos para o segundo biênio, somente a partir de outubro de 2026.

Em São Luís, a Câmara discutiu o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município no início deste ano, e fixou como período provável para a realização de pleito o mês de abril de 2026.

Logo em seguida houve consenso para que a eleição da Mesa Diretora da Casa acontecesse somente em novembro do mesmo ano. 

Na semana passada, contudo, já houve discussão sobre a possibilidade de antecipação e/ou adiamento. 

Camarão se manifestou após discussão entre vereadores de São Luís

E foi somente após esses novos rumores, que Felipe Camarão decidiu se pronunciar sobre o tema.

“[…] Não pode, hein. O Supremo decidiu que a eleição para presidente no segundo biênio de Câmara Municipal só a partir de outubro do ano que vem. O Supremo Tribunal Federal consolidou importante decisão para fortalecer a democracia e alternância de poder nos parlamentos estaduais e municipais. Com isso o STF reforçou a ideia de que cada mandato deve ser legitimado por um processo eleitoral próprio e contemporâneo. Ou seja, o mesmo tempo que será exercido”, disse.

Abaixo, a íntegra do vídeo de Felipe, que finaliza: “fiquem atentos, vereadores”. 

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.