Imortal da Ciência lança livro sobre Inteligência Artificial
Mais do que um livro sobre tecnologia, trata-se de uma meditação sobre a condição humana neste tempo de promessas digitais e solidões intoxicantes.
O imortal da Academia Maranhense de Ciências (AMC), o engenheiro eletricista Dr. Allan Kardec Duailibe Barros Filho, titular da Cadeira nº 22, cujo patrono é Cônego Ribamar Carvalho, lançou, na terça-feira, 11 de novembro, às 18h, no Palácio Cristo Rei da UFMA, o livro Nem Inteligência. Nem Artificial: Os limites da Inteligência Artificial e o que nos faz humanos, publicado pela Editora CRV. A noite de lançamento foi um verdadeiro encontro de pensamento e afeto, reunindo colegas, estudantes e admiradores em torno de uma reflexão profunda sobre a relação entre engenharia, tecnologia e humanidade.
A Academia Maranhense de Ciências esteve representada pelo seu diretor de Relações Institucionais, o engenheiro eletricista Rogerio Moreira Lima Silva, que participou do evento em nome do presidente da instituição, Prof. Henrique Mariano Costa do Amaral. A presença da AMC reforçou o reconhecimento à contribuição intelectual e humanista do Dr. Allan Kardec Duailibe, cujo trabalho tem sido referência na integração entre ciência, tecnologia e sensibilidade ética.
A obra nasceu de inquietações e dos muitos diálogos entre ciência e poesia, cérebro e alma, sonho e dúvida. São crônicas e reflexões que buscam separar o brilho do ruído, a emoção do código e o abismo da certeza. O Dr. Allan Kardec fala de máquinas que calculam, mas não sentem, de algoritmos que executam, mas não sonham e de nós, humanos, que seguimos tentando compreender o que nos torna verdadeiramente humanos.
Mais do que um livro sobre tecnologia, trata-se de uma meditação sobre a condição humana neste tempo de promessas digitais e solidões intoxicantes. É também um lamento e uma esperança diante das simplificações que empobrecem a vida interior e degeneram a alma.
Toda a renda arrecadada será integralmente destinada à Creche Sementeira de Luz, instituição que há décadas acolhe e educa com ternura as primeiras auroras da infância, no Centro de São Luís. O Dr. Allan Kardec destacou que não pensa em uma compra, mas em uma contribuição que será feita conforme o sentimento e a possibilidade de cada um. Assim, além da solidariedade, democratiza-se o acesso ao livro, para que ninguém seja afastado pelo preço e todos possam partilhar dúvidas, surpresas e esperanças.
O Dr. Allan Kardec Duailibe Barros Filho possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (1991), mestrado em Information Engineering pela Toyohashi University of Technology (1995) e doutorado em Information Engineering pela Universidade de Nagoya (1998). Realizou pós-doutorado no RIKEN (The Institute of Physics and Chemistry), no Japão. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão, tendo orientado mais de 80 alunos de mestrado e doutorado, inclusive na Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). É autor de mais de 300 publicações em periódicos, revistas e conferências internacionais, além de livros e projetos de pesquisa em diversas áreas da engenharia e da energia, incluindo o PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência). Atua como consultor da CAPES e de outras agências de fomento, além de revisor de periódicos científicos de referência internacional. Já ocupou cargos de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA e de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente é diretor-presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar).
Nos últimos cinco anos, o Dr. Allan Kardec Duailibe Barros Filho tem se destacado também pela excelência de sua produção científica, com 14 artigos classificados como QUALIS A1, 6 artigos QUALIS A2, 2 artigos QUALIS A3, 7 artigos QUALIS A4, 10 artigos QUALIS B1 e 2 artigos QUALIS B2, totalizando impressionantes 2.892 pontos, conforme dados disponíveis em seu currículo Lattes.
Como diretor-presidente da Gasmar, o Dr. Allan Kardec Duailibe é um forte defensor da exploração do petróleo e gás na Margem Equatorial. Ele argumenta que a exploração trará desenvolvimento econômico, geração de empregos e aumento de renda para as regiões mais pobres do Brasil, como o Arco Norte. Defende um debate baseado em evidências científicas e em fundamentos econômicos sólidos, e apoia o uso de tecnologias nacionais avançadas para monitorar as operações e minimizar riscos ambientais, conciliando desenvolvimento energético e responsabilidade socioambiental.
O lançamento de Nem Inteligência. Nem Artificial reafirma a presença do pensamento científico maranhense no debate contemporâneo sobre o papel da tecnologia, lembrando que, embora a inteligência possa ser imitada, a emoção, este dom humano, permanece irreproduzível.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.