Semana da Construção

Semana da construção movimenta mercado imobiliário e aproxima consumidores do sonho da casa própria

Evento reúne construtoras, Caixa Econômica Federal e programação voltada para inovação

Publipost

Semana da Construção 2025 (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Em todo canto da cidade existe alguém fazendo contas, pesquisando imóveis, tentando entender as regras do financiamento e imaginando a possibilidade de, finalmente, sair do aluguel. Para milhares de famílias maranhenses, o sonho da casa própria passa por estabilidade, previsibilidade e a chance de construir um futuro em endereço definitivo. É nesse contexto que começa, em São Luís, a Semana da Construção, um evento que reúne o setor produtivo, o mercado imobiliário e o consumidor final em um mesmo espaço.

A programação deste ano inclui a realização simultânea do Fest Imóveis, uma parceria entre construtoras e a Caixa Econômica Federal, com condições especiais para negociação de imóveis, especialmente para quem busca financiar pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Nos estandes, o público poderá simular crédito, conhecer novas faixas do MCMV, tirar dúvidas sobre documentação e negociar diretamente com equipes da Caixa e das empresas.

O evento chega em um momento decisivo para o estado. Segundo levantamento do Observatório da Indústria, o Maranhão tem 319 mil moradias em déficit habitacional, o segundo maior índice do Nordeste. São 211 mil casas precárias, 68 mil casos de coabitação e 39 mil famílias comprometendo grande parte da renda com aluguel. A aproximação entre crédito, construtoras e consumidor final torna a Semana ainda mais estratégica.

Para o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o evento ajuda a reduzir a distância entre desejo e possibilidade.
“A Semana da Construção conecta todos os elos da cadeia: empresas, fornecedores, instituições financeiras e o consumidor. Isso gera oportunidades reais de aquisição de moradia, impulsiona negócios e fortalece o setor, que é um dos maiores geradores de emprego do estado.”

Além das oportunidades de compra, a Semana inclui workshops e encontros técnicos voltados para empreendedores e profissionais da construção civil, com discussões sobre inovação, produtividade, industrialização, cadeia de suprimentos e os desafios do setor no cenário atual.

O superintendente da Caixa Econômica Federal em São Luís, Nairton Nunes, reforça o papel do evento no acesso à moradia:
“A CAIXA tem fortalecido suas linhas de crédito e programas de financiamento habitacional, com destaque para o Minha Casa, Minha Vida, que agora inclui a Faixa 4 para classe média. No Fest Imóveis, nossa equipe especializada estará à disposição para orientar as famílias e todos os interessados sobre as opções de financiamento disponíveis”.

A Semana da Construção acontece de 21 a 23 de novembro, no Shopping da Ilha, com entrada gratuita e programação divulgada pelo Sinduscon-MA e entidades parceiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.