Primeiras chuvas

Chuva provoca alagamentos e traz dificuldades em bairros da Grande São Luís

A situação foi registrada na rua Oito, onde a via ficou tomada pela água.

Imirante.com

Atualizada em 21/01/2026 às 06h08
O alagamento voltou a chamar atenção para os problemas de drenagem. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A chuva registrada na manhã desta segunda-feira (19) causou alagamento no bairro São Francisco, no Terminal da Cohama na Estrada de Ribamar e outros pontos da Grande São Luís. 

Terminal da Cohama e Estrada de Ribamar alagados

As chuvas registradas na Grande São Luís voltaram a causar alagamentos em pontos críticos da capital e região metropolitana. O Terminal de Integração da Cohama ficou alagado, dificultando a circulação de passageiros.

Outro ponto que voltou a registrar problemas foi a Estrada de Ribamar (MA-201), principal ligação entre São Luís e o município de São José de Ribamar. A via, conhecida historicamente pelos constantes alagamentos, ficou parcialmente tomada pela água, o que reduziu a velocidade do tráfego e aumentou o risco de acidentes.

A situação também ficou complicada na rua Oito, do São Francisco, onde a via ficou tomada pela água. Com o acúmulo de água, moradores e pedestres enfrentaram dificuldades para transitar pelo local. Em alguns trechos, foi preciso caminhar com cuidado para evitar quedas.

Também há registro de transtorno no bairro Alto do Turu.

O alagamento voltou a chamar atenção para os problemas de drenagem na região, que se intensificam durante períodos de chuva mais forte na capital maranhense.

Mercado da Cohab

No Mercado Municipal da Cohab, populares registraram o momento em que a água cai do telhado em cima dos boxes utilizados pelos feirantes, alagando parte do centro comercial.

O que diz a Prefeitura de São Luís

"A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informa que os mercados municipais de São Luis estão passando por intervenções na sua infraestrutura. Atualmente, os reparos estão sendo feitos nos mercados do Anil, Joao Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Macaúba e Cohab. 

Quanto ao mercado da Cohab, a Semapa comunica que as equipes técnicas da Secretaria e da construtora já estão atuando no local, analisando a situação para realizar os reparos necessários. 

A Semapa informa ainda que faz visitas técnicas rotineiras aos mercados e recebe relatórios mensais sobre as demandas de cada espaço, enviados pela gerência dos mercados, a partir dos quais é realizado o plano de atuação ao longo do ano ou emergenciais.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que está com equipes nas ruas verificando todos os pontos de alagamentos, para que sejam adotadas as medidas necessárias. E, ainda, que está realizando ações de limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem". 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.