COLUNA
Carla Lima
Carla Lima é jornalista de política do Grupo Mirante.
Poder Judiciário

Tribunal de Justiça terá outra disputa: vaga de membro do TRE

Além da eleição para a nova mesa diretora, os desembargadores terão que escolher o novo membro da Justiça Eleitoral do MA na vaga de desembargador.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 03/02/2026 às 10h15
Membros da Corte escolherão também na quarta-feira, 4, o novo membro do TRE (Divulgação)

SÃO LUÍS - O pleno do Tribunal de Justiça (TJ) do Maranhão não vai escolher somente os nomes da nova mesa diretora da Corte. Os desembargadores também escolherão o nome membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na vaga de desembargador. E para este espaço também haverá disputam. Concorrem José Jorge Figueiredo dos Anjos e Sebastião Bonfim.

A vaga no TRE que está na disputa é a do presidente da Corte Eleitoral, Paulo Velten, que concluirá seu biêncio no tribunal no fim de abril.

Há uma clara divisão de grupos no TJ o que gera esta disputa tanto para a vaga no Tribunal Eleitoral quanto para os cargos da mesa diretora. 

Muito diálogo e matemática tem marcado os dias que antecedem a eleição da mesa diretora e essa escolha no novo membro do TRE. Estão sendo disputados voto por voto, principalmente aqueles que não estão nem com o grupo ligado a presidência e nem ao grupo distante do presidente Froz Sobrinho.

Para o TRE, nos corredores do TJ se fala do favoritismo do desembargador Sebastião Bonfim.

Já para a mesa diretora, as conversas nos corredores dão conta que há uma clara indefinição na disputa para presidente da Corte e também para vice-presidente também. Se contar os votos que cada concorrente garante ter, pelas fontes do TJ, somam mais de 40 sendo que há 33 desembargadores.

Lembrando que disputam o cargo de presidente os desembargadores Ricardo Duailibe e José Luiz Almeida. Para vice-presidente, concorrem Tyrone Silva e Gervásio Protásio Jr. Para corregedor, José Gonçalo e Raimundo Barros. E por fim, para a Corregedoria do Foro Extrajudicial (responsável pelos cartórios), duas desembargadoras: Ângela Salazar e Sônia Maria Amaral.

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.