TJMA

Ricardo Duailibe é eleito presidente do TJMA para o biênio 2026-2028

Desembargador foi escolhido em sessão plenária administrativa e já havia ocupado a vice-presidência do Tribunal no biênio 2022/2024.

Ipolítica

Ricardo Duailibe foi eleito por meio de votação realizada em Sessão Plenária Administrativa (Ribamar Pinheiro)

SÃO LUÍS – O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) elegeu, nesta quarta-feira (4), a Mesa Diretora do Judiciário estadual para o biênio 2026-2028, por meio de votação realizada em Sessão Plenária Administrativa com participação de desembargadores e desembargadoras da Corte.

O novo presidente do TJMA é o desembargador Ricardo Tadeu Bugarim Duailibe.

Trajetória acadêmica e formação

Ricardo Duailibe nasceu em 6 de junho de 1955, em São Luís, e é filho de Benedito Salim Duailibe e Maria de Lourdes Bugarin Duailibe. Iniciou os estudos na Escola Modelo Benedito Leite e no Colégio Marista, concluindo o ensino médio como bolsista no Oceanside High School, na Califórnia, nos Estados Unidos.

É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo concluído a graduação em junho de 1979.

Carreira na advocacia e ingresso no TJMA

Após 33 anos de atuação ininterrupta como advogado, foi nomeado desembargador do TJMA em 9 de agosto de 2013, na vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia. Atualmente, integra a 5ª Câmara Cível do Tribunal.

Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), atuou como conselheiro seccional e foi membro da primeira composição do Tribunal de Ética. Também foi fundador e presidente do Instituto dos Advogados do Maranhão (IAM).

Atuação no Judiciário e no TRE-MA

O magistrado exerceu o cargo de ouvidor do Poder Judiciário do Maranhão no biênio 2016/2017. Em 2018, recebeu o título de Ouvidor Emérito, concedido durante o IV Encontro Nacional do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais.

Em fevereiro de 2017, foi eleito membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) pelo TJMA e atuou como corregedor regional eleitoral entre fevereiro e dezembro de 2017.

Posteriormente, presidiu o TRE-MA de 18 de dezembro de 2017 a 23 de fevereiro de 2019, período em que comandou a eleição presidencial de 2018 no estado.

Condecorações e reconhecimentos

Como advogado, foi condecorado com:

  • o diploma da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Oficial, concedido pelo TRT da 16ª Região;
  • a Medalha do Mérito Judiciário “Des. Antonio Rodrigues Vellozo”, concedida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.