Leite materno

Banco de Leite do HU-UFMA enfrenta baixo estoque e pede doações

O leite doado é destinado aos bebês atendidos pelo Serviço de Neonatologia do HU-UFMA, que mantém, em média, cerca de 50 recém-nascidos internados.

Imirante.com

HU-UFMA registra queda no estoque de leite humano. (Foto: Samuel Moreira/TV Grande Rio)

SÃO LUÍS - O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) está com baixo estoque de leite materno, essencial para a alimentação de recém-nascidos prematuros internados na unidade. O hospital é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O leite doado é destinado aos bebês atendidos pelo Serviço de Neonatologia do HU-UFMA, que mantém, em média, cerca de 50 recém-nascidos internados. Mensalmente, o consumo varia entre 9 e 10 litros de leite humano, o que torna a doação de mães lactantes fundamental para garantir a nutrição adequada desses bebês.

HU-UFMA alerta para baixo estoque no Banco de Leite Humano

O BLH funciona na Unidade Materno Infantil do hospital. Segundo a nutricionista Simone Nunes, este período do ano costuma registrar queda no número de doações. De acordo com ela, fatores como férias escolares, datas comemorativas e o deslocamento de doadoras para o interior do estado contribuem para a redução do estoque.

A nutricionista destaca ainda a importância do leite materno para a saúde dos recém-nascidos. “O leite humano reduz a morbimortalidade neonatal, pois possui fatores imunológicos que ajudam na prevenção de infecções, favorecem o desenvolvimento do sistema digestivo, melhoram a tolerância alimentar e contribuem para um melhor ganho de peso e desenvolvimento neurológico”, explica.

Para manter o serviço, o BLH do HU-UFMA conta com um cadastro de doadoras. Podem se cadastrar mulheres que estejam em aleitamento materno exclusivo, tenham boa condição de saúde e não utilizem medicamentos incompatíveis com a amamentação. As interessadas podem obter mais informações pelo telefone (98) 2109-1178 ou pelo WhatsApp (98) 99163-6833.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.