SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS - O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) conseguiu na Justiça Federal a condenação do ex-prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, José Francisco Coelho, por ato de improbidade administrativa.
O ex-gestor, que foi prefeito em 1997 até os anos 2000, não prestou contas sobre a aplicação de R$ 30.646,00 repassados pelo Ministério da Saúde para o desenvolvimento das ações do Plano de Erradicação do mosquito Aedes aegypti no município.
De acordo com juiz da 5ª Vara Federal no Maranhão, "está omissão na prestação de contas por si mesma revela-se danosa ao patrimônio público, que exige transparência nas contas públicas".
José Francisco Coelho foi condenado a pagar multa civil no valor de R$ 30.464,00 à União, pessoa jurídica prejudicada pela irregularidade. Ele teve, ainda, seus direitos políticos suspensos pelo prazo 3 anos e foi proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios pelo mesmo período.
A respeito de pedido de ressarcimento formulado pelo MPF/MA, não foi acolhido pelo juiz, pois, segundo ele, o Tribunal de Contas da União (TCU), já condenou o ex-prefeito a ressarcir as quantias repassadas ao município.
Saiba Mais
- Justiça suspende biometria facial em terapias para pessoas com TEA no Maranhão
- Justiça condena Prefeitura de Imperatriz a indenizar mulher que teve terreno invadido
- Justiça manda Prefeitura de São Luís pagar auxílio-moradia a famílias da Matança do Anil
- Estado deverá indenizar famílias removidas do bairro Liberdade durante obra da Avenida IV Centenário
- Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.