TUNTUM - Tuntum, município a 421 km de São Luís, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. Com isso, o Maranhão tem quatro cidades em emergência.
Além de Tuntum, os outros municípios são Formosa da Serra Negra, São Roberto e São João do Sóter.
Com 13 metros e 10 centímetros acima do nível normal, o Pindaré a cheia do rio força muitos moradores a abandonarem suas residências. Além de deslocar famílias, as águas do rio transbordante também atraem turistas, que veem na pesca com anzol uma oportunidade de relaxar após uma semana de trabalho árduo. Contudo, essa paz momentânea pode se transformar em caos em questão de horas.
A Defesa Civil de Alto Alegre do Pindaré está em alerta, visto que o nível do rio que atravessa a cidade aumentou aproximadamente um metro nos últimos três dias. O crescimento do volume de água levou 24 horas para alcançar a cidade e agora ameaça atingir Pindaré-Mirim, município vizinho.
As mesmas chuvas que elevam o nível dos rios também causam alagamentos em áreas urbanas atravessadas por córregos. Em Esperantinópolis, localizada no Médio Mearim, a estrada de acesso à cidade ficou submersa, impedindo a passagem de veículos.
Saiba Mais
- MIDR reconhece a situação de emergência em 15 cidades afetadas por desastres
- Porto Franco obtém o reconhecimento federal de situação de emergência por colapso de ponte
- Ministério reconhece situação de emergência em quatro cidades do Maranhão afetadas por desastres
- Quatro municípios do Maranhão estão em situação de emergência
- Ministério reconhece situação de emergência em mais quatro cidades do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.