Policiais disfarçados em sala de aula, radares para detectar ligações dentro e fora da Universidade e um novo trajeto para veículos no Campus.
Estas são algumas das medidas tomadas pelo Departamento de Concursos, da Universidade Federal do Maranhão, para o Vestibular, que começa neste domingo, dia 02. As medidas visam aumentar a segurança no concurso e serão adotadas, também, na segunda fase, no dia 09 de fevereiro.
A Universidade, através do Departamento de Concursos, está trabalhando para aumentar a segurança no Campus da capital, no interior e nos demais locais de exame.
Este ano, um número maior de policiais fará a vigilância nos distritos de provas. Além disso, a polícia rodoviária montou um esquema para diminuir os congestionamentos causados na avenida dos Portugueses, via de acesso para o Campus do Bacanga.
"Estamos tomando mais cuidado com o trânsito pelo fato de, este ano, só haver uma possibilidade de acesso para o Campus", esclarece o diretor do Departamento de Concursos, Esnel Fagundes, referindo-se
à mudança no acesso à UFMA, agora com uma única entrada.
A segurança eletrônica também recebeu reforço. Além da Anatel, uma outra empresa privada foi contratada para garantir a tranqüilidade nos dias de provas. De acordo com o chefe do DEC, a cada 15 Km haverá uma base de cobertura funcionando via satélite.
"Qualquer ligação feita nas áreas próximas aos distritos de prova serão rastreadas. O equipamento tem condições de detectar a presença de bips, celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico", destaca. O esquema também prevê a presença de policiais disfarçados em sala de aula.
Continua após a publicidade..
Além da fiscalização, o esquema de tráfego dentro do Campus também foi modificado para evitar congestionamentos. Os ônibus terão uma área de circulação diferente dos outros veículos. O projeto foi montado pela Semthurb, que coordenará a movimentação no dia do Vestibular. Os candidatos poderão estacionar os veículos no Campus.
A confecção das provas também passou por mudanças. Antes xerocopiados, os cadernos são agora impressos na Universidade, em um equipamento que permite que as provas já saiam prontas para a distribuição.
"Antes, eram tiradas cópias dos cadernos. Depois disso, tínhamos que separar, criteriosamente, todas as provas e grampear. O trabalho era muito maior", afirma Esnel Fagundes.
As provas começarão à uma e meia da tarde. A primeira etapa terá duração de cinco horas e meia. Os estudantes responderão a 70 questões objetivas das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Biologia, Química, Geografia, História, Física, Língua Estrangeira (espanhol, inglês ou francês), Artes (plásticas, cênicas ou música) e Filosofia.
Os aprovados nessa fase farão a segunda etapa, no domingo seguinte, dia 09, quando terão cinco horas para responder às vinte questões analítico-discursivas, de acordo com o curso escolhido, e mais a redação.
Os candidatos farão as provas no distrito escolhido no ato de inscrição. Os locais estão divididos entre os bairros do Vinhais, Bequimão, Cohab, João Paulo, Monte Castelo, Bairro de Fátima, Vila Palmeira, Outeiro da Cruz, Caratatiua, Alemanha e Cidade Operária, além do Campus do Bacanga. Não será permitido que o aluno faça os testes em outro local fora de seu distrito.
"Este ano, as provas de primeira etapa estão identificadas. Não há nenhuma possibilidade de o candidato fazer o Vestibular fora de seu distrito, como acontecia até o ano passado", categoriza Esnel Fagundes.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços